Prefeitura entrega mais de 1.500 obras escolhidas pela população

Os investimentos ultrapassaram R$1 bilhão

Prefeitura entrega mais de 1.500 obras escolhidas pela população

Texto: Samantha Dias - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

A Prefeitura da Serra entregou, em 20 anos, mais de 1.500 obras escolhidas pela própria população, por meio do Orçamento Participativo. Os investimentos ultrapassaram R$ 1 bilhão.

Todas os bairros do município - divididos por regiões - foram contempladas com 1.565 grandes e importantes obras e equipamentos, definidas pelos próprios moradores a partir das demandas locais. Outros 23 projetos estão sendo executados.

Escolas em Central Carapina, Hélio Ferraz/Bairro de Fátima, Feu Rosa/Vila Nova de Colares, Barcelona, Parque Jacaraípe; creches em Jardim Tropical, Jardim Carapina, Feu Rosa, Colina de Laranjeiras e Balneário de Carapebus são apenas algumas das ações entregues pela prefeitura.

Também são destaques as entregas de unidades de saúde em Central Carapina, Manoel Plaza, Eldorado; ginásio poliesportivo em Jardim Limoeiro; biblioteca em Valparaíso; construção de Centros de Vivência em Portal de Jacaraípe e São Patrício; equipar a unidade de saúde de Nova Almeida; iluminação pública em Lagoa de Jacaraípe.

Em muitos outros locais teve construção de escadarias; regularização fundiária; esgotamento, drenagem e pavimentação de centenas de ruas; reforma e construção de praças e quadras; campos de futebol; e muito mais.

Essas obras e equipamentos fazem parte do Orçamento Participativo, implantado na Serra em 1998, um compromisso entre a Prefeitura da Serra e a Federação das Associações de Moradores da Serra (FAMS), que é conduzido pela Assembleia Municipal do Orçamento (AMO). Em 20 anos, muita coisa avançou no município, mudando a realidade da cidade e dos moradores.

“A Serra foi uma das pioneiras em Orçamento Participativo no estado, uma experiência exitosa que une a gestão pública com a participação popular, e que serve como inspiração para outros municípios. Para construirmos uma cidade cada vez melhor é fundamental permitir que a população participe e ouvir suas demandas”, disse o prefeito da Serra, Audifax Barcelos.

Para comemorar o 20º aniversário de implantação do Orçamento Participativo no município será lançada a revista “Serra: construindo uma nova cidade juntos”, que reúne todas as informações das obras entregues, em execução e para serem iniciadas nas 11 regiões. O lançamento da cartilha será na próxima quarta-feira (24), às 19 horas, em Caçaroca.

“O Orçamento Participativo é um instrumento de democratização e um orientador para as tomadas de decisão da gestão pública. Ele permite que a sociedade se aproprie dos instrumentos decisórios de gestão, e também traz mais transparência na administração pública, ao permitir que o governo seja monitorado e avaliado por seus atos”, afirmou a secretária de Planejamento Estratégico (Seplae), Lauriete Caneva.

A revista poderá ser baixada no site da prefeitura.

Obra da Cidade

Além da escolha das mais de 1.800 obras que beneficiam as regiões, os moradores também escolheram, por quatro vezes, a “Obra da Cidade”, que contempla todo o município. Neste período de 20 anos, foram escolhidas e executadas as seguintes obras: Parque da Cidade, Avenida Audifax Barcelos Neves, Ampliação da Maternidade de Carapina e dos PAs adulto e infantil e construção do PA adulto e infantil em Serra-Sede.

Como as obras foram escolhidas?

Todos os anos, as comunidades se organizam em plenárias de bairro e decidem quais obras, melhorias e serviços gostariam que fosse feitas em cada bairro, uma vez que os recursos públicos são limitados e não é possível atender a todas as demandas. Depois, são realizadas as plenárias regionais, onde, dentre as sugestões dos bairros, são escolhidas as prioritárias, que serão executadas pela administração municipal.

Lançamento da revista - 20 anos do Orçamento Participativo

Data: quarta-feira, 24/07
Horário: 19 horas
Local: Centro de Convivência de Caçaroca - Rua Maestro Manoel Xavier, s/n, Caçaroca.