Prefeitura instala novos equipamentos para mais segurança nas operações de tecnologia

Isso fará com que os sistemas da prefeitura não caiam a cada pique de energia

Texto: Djeisan Maria - Foto: Divulgação

A Subsecretaria de Tecnologia da Informação concluiu a instalação de dois “nobreaks” no datacenter da Prefeitura da Serra.  O funcionamento destes equipamentos garantirá uma sobrevida inicial de uma hora em caso de queda de energia, tempo suficiente para que atuar e minimizar eventuais problemas.

Isso fará com que os sistemas da Prefeitura não “caiam” a cada pique de energia e também reduz de modo considerável o risco de danos aos equipamentos do datacenter.

O secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Pedro Trindade, explica que com esses equipamentos a administração está dando mais um passo importante para a consolidação de uma infraestrtutura de TI mais robusta, conforme a cidade da Serra merece. “Agora teremos mais estabilidade nos momentos de “piques de energia”, evitando eventuais quedas repentinas nos sistemas da Prefeitura e, consequentemente, proporcionando mais segurança nas operações de tecnologia”, pontua Trindade

Nobreaks são equipamentos responsáveis por regular a voltagem e a pureza da energia que alcança os eletrônicos conectados a esse dispositivo.  Ele também alimenta os aparelhos por meio de uma bateria, quando há queda ou variações bruscas de energia.

Datacenter é local onde se faz o processamento dos dados gerenciados pela prefeitura. Ele está recebendo uma reestruturação que trará diversos benefícios como ampliação da vida útil dos equipamentos, melhoria da segurança física do ambiente e ampliação dos níveis de segurança da informação dos serviços de Tecnologia, Informação e Comunicação (TIC).