Prefeitura monta aparato de segurança para garantir a tranquilidade no Carnaval

Prefeitura monta aparato de segurança para garantir a tranquilidade no Carnaval

Texto: Marcos de Oliveira - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

Se depender da Prefeitura da Serra, a desordem e os delitos não terão vez no Carnaval 2020. Para isso, foi montado um esquema especial com participação das equipes de fiscalização municipal, do Departamento de Operações de Trânsito (DOT) e da Guarda Civil Municipal, que atuarão em parceria com as polícias Civil e Militar.

Serão realizadas operações integradas, tendo como foco bares, boates e blocos carnavalescos. As Bases Comunitárias Móveis ficarão posicionadas em Jacaraípe e Manguinhos, para dar agilidade às operações do DOT e servir de apoio às equipes das polícias, da GCM e também como ponto de apoio à comunidade.

A Guarda Municipal fará patrulhas nos balneários, regiões comerciais e imediações de equipamentos públicos como o Parque da Cidade, enquanto agentes de trânsito atuarão em abordagens a veículos para inibir os casos de direção sob efeito de álcool. Tudo com apoio da Central de Videomonitoramento, que irá monitorar os locais de festas e desfiles de blocos.

Nas praias, as equipes de guarda-vidas atuarão diariamente, das 8 às 18 horas, em 18 postos ao longo da orla de Carapebus, Bicanga, Manguinhos, Jacaraípe e Nova Almeida.

Além disso, a Defesa Civil estará de prontidão e, nos casos de emergência, poderá ser acionada pelos telefones 3338-1756 (das 12 às 18 horas), 199 (plantão 24 horas) e 99938-9500 (plantão 24 horas).

O secretário de Defesa Social, major Maximiliano Werneck, destaca que os preparativos começaram em novembro e já têm dado resultados. “Desde o início do ano não temos registros de bailes ilegais no município. Pretendemos fazer com que a tranquilidade continue no Carnaval, por isso estamos com as nossas equipes nas ruas, empenhados em salvar vidas e proteger pessoas”.