Prefeitura participa de apresentação sobre tecnologia 5G

Evento aconteceu no Ifes Serra

Prefeitura participa de apresentação sobre tecnologia 5G


Texto: Marcos Sacramento - Foto: Edson Reis/Secom-PMS

Empenhada na implantação do 5G no município, a Prefeitura da Serra participou da apresentação do 5G Truck, veículo utilizado para divulgar as potencialidades da nova tecnologia, que vai possibilitar o uso cotidiano de aplicações que exigem quantidade massiva de dados e velocidade elevada de conexão, entre outras especificações que a tecnologia atual não contempla. 

Iniciativa da empresa Huawei e do Senai Cimatec, o caminhão esteve estacionado no Ifes Serra, com visita aberta ao público. No veículo, é possível conhecer soluções com uso de realidade aumentada e inteligência artificial aplicáveis ao ensino, na indústria e na agricultura. 

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo e Planejamento Estratégico da Serra, Luiz Fernando Castro de Mello Leitão, informa que a administração municipal está empenhada em criar as condições necessárias para a implantação da rede 5G na Serra.

"Estamos finalizando o projeto de lei que regulamenta o licenciamento das chamadas estações rádio-base, equipamentos fundamentais para a transmissão e redistribuição do sinal 5G”, disse o secretário. 

Carlos Lauria, diretor da Huawei, explica por que a chegada do 5G vai representar um divisor de águas no uso da tecnologia. “O 5G é uma tecnologia disruptiva, ao contrário das tecnologias de gerações anteriores, onde você basicamente ganhava velocidade e capacidade, o 5G tem outras características desde a origem dele, que fizeram com que as redes sejam desenhadas para atingir qualquer tipo de demanda do usuário”. 

Ele explica que a velocidade de transmissão de dados vai permitir que informações captadas em um equipamento sejam processadas em computadores remotos, na chamada nuvem. Com isso, operações complexas poderão ser executadas sem exigir equipamentos com hardware sofisticado. 

“O 5G vem para viabilizar muitas aplicações que hoje não são possíveis por questões de impossibilidade da tecnologia, que não possibilitam uma análise de dados em tempo real por uma questão de banda”, afirma o empresário e diretor da Associação dos Empresários da Serra (Ases), Rubens Côrtes. 

O diretor do Ifes Serra, Gilmar Vassoler, destaca as melhorias que a tecnologia vai trazer aos serviços prestados pelo setor público. “Teremos uma série de ganhos na administração pública, por exemplo, em mobilidade, com câmeras capazes de monitorar onde tem estacionamento disponível e possibilitar aplicações para direcionar os veículos a este estacionamento, monitoramento da qualidade do ar, monitoramento de imagens em alta resolução para questões ambientais, de segurança. Em todas as atividades que exigem volume de dados, imagens e sensores, o 5G vem trazer uma vantagem mais do que significativa”, explica.