Prefeitura promove evento para celebrar o empreendedorismo feminino

Ação é alusiva ao Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino

Prefeitura promove evento para celebrar o empreendedorismo feminino


Texto: Marcos Sacramento - Foto: Tom Paparazzy/Secom-PMS

Na próxima sexta-feira (19) se comemora o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino. Para celebrar a data, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) promove o “Encontro de Mulheres Empreendedoras”. O evento começa às 14h30, na faculdade Multivix, em Colina de Laranjeiras. 

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Lilian Mota, lembra que fortalecer o empreendedorismo feminino está entre as prioridades da administração municipal e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas .

“A gestão do prefeito Sergio Vidigal lançou no mês passado o programa Serra Cidade Empreendedora, para fortalecer o empreendedorismo como um todo, impactando também junto às mulheres que buscam no empreendedorismo uma forma de emancipação financeira”, explica a secretária. 

Atualmente, há 24.002 mulheres que são microempreendedoras individuais registradas no município da Serra, a maioria delas (3.183) atuando no comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios. Em seguida estão as cabeleireiras, com 2.878 registradas, e as que atuam no fornecimento de alimentos preparados para consumo domiciliar, com 1.363  microempreendedoras individuais. 

“A discussão sobre o papel da mulher na economia e na sociedade ganhou importância em diversos fóruns internacionais, até entrar para a meta do milênio estabelecida pelas Nações Unidas, passando a compor um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Dentro desse contexto, a discussão de gênero se tornou fundamental, já que as mulheres compõem quase a metade da população no mundo, mas representam menos da metade da atividade econômica produzida, segundo o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)”, completa a secretária Lilian Mota. 

Apoio ao empreendedorismo

A Prefeitura da Serra conta com o Centro Integrado de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Ciampe), que oferece orientações gerais a empreendedores e pequenos empresários, encaminhamento ao crédito e viabiliza o cadastro como Microempreendedor Individual (MEI).

Para se cadastrar como MEI, basta comparecer ao Ciampe levando os seguintes documentos: RG, CPF ou CNH, comprovante de residência atual, título de eleitor e número do recibo da declaração de imposto de renda, caso tenha declarado nos dois últimos anos.

O Ciampe atende também quem já está formalizado e precisa de empréstimo para ampliar o negócio ou adquirir matérias-primas e equipamentos. São oferecidos créditos de até R$ 20 mil, com prazo de carência de até seis meses.

O espaço funciona de segunda a sexta das 9 às 17 horas, no Pró-Cidadão - avenida Talma Rodrigues Ribeiro, 5.416, em Portal de Jacaraípe.

Os telefones para atendimento ao público são 3252-7237, 3252 2981 e 3252 7414 (para o programa Nosso Crédito).