Prefeitura retira 90 mil toneladas de entulho das ruas da Serra em 2019

Prefeitura retira 90 mil toneladas de entulho das ruas da Serra em 2019

Texto: Eduardo Candeias - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

Quase 90 mil toneladas. Essa foi a quantidade de entulho retirada das ruas da Serra durante o ano de 2019. No ano anterior, 2018, foram retiradas cerca de 100 mil toneladas e, em 2017, foram recolhidas mais de 70 mil toneladas de resíduos descartados de forma irregular. O gasto com a retirada de entulho no município gira em torno de R$ 7 milhões por ano.

Desde 2017, a Serra tem o programa de combate ao entulho “Serra Limpa é Serra Linda”, que reúne as equipes de Fiscalização Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente (Semma), do departamento de Limpeza Pública da Secretaria de Serviços (Sese), da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), por meio do setor de Posturas, e da Secretaria de Defesa Social (Sedes), por meio da Guarda Municipal.

Os frutos dessa operação em conjunto foram 90 multas em 2019 a pessoas físicas e jurídicas que descartaram entulho em locais irregulares, o que representa R$ 2,3 milhões em multa. Já em 2018, foram 186, totalizando R$ 1,1 milhão em multa.

Um dos responsáveis pelo sucesso da campanha é o WhatsApp de denúncias anônimas. Ao detectar infratores, os moradores podem enviar material para o número (27) 99976-2595, informando o endereço e a placa do veículo que descartou o entulho. Com a placa do veículo, a fiscalização consegue emitir as multas. Além disso, também é feito com que o infrator limpe a área que foi suja.

Como descartar entulho corretamente?

Os pequenos geradores de entulho podem descartar o material em uma de nossas Áreas de Transbordo e Triagem (ATT): o Projeto João de Barro, localizado na Av. Domingos José Martins, no bairro Novo Porto Canoa; a ATT Barcelona, Av. Região Sudeste, a 500 metros da BR 101, próximo ao Posto BKR; e a ATT Nova Carapina II, localizada na Avenida Montes Claros, de segunda a sábado, das 8 às 17 horas,

Cada morador pode levar, no máximo, 15 sacos de ráfia ou 15 carrinhos de mão de entulho, por dia. Para descartar mais de 15 sacos de ráfia, o morador precisa contratar uma caçamba e tem de dar a destinação final correta para o entulho.

De acordo com o secretário de Serviços, Igor Elson B. de Almeida, a população tem um papel importante na luta contra o descarte irregular de resíduos. “É importante que a comunidade saiba onde e como realizar o descarte corretamente de lixo, entulho e recicláveis, e que esteja sempre denunciando o descarte irregular, que é prejudicial para toda a população”, afirma.