Prejuízo com entulho foi de R$ 33 mil por dia no primeiro trimestre

Quase 30 mil toneladas de entulho foram retiradas de pontos viciados no município

Prejuízo com entulho foi de R$ 33 mil por dia no primeiro trimestre

Texto: Eduardo Candeias - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

Quase 30 mil toneladas. Essa foi a quantidade de entulho retirada no primeiro trimestre deste ano no município. Nos primeiros 91 dias do ano, o valor médio gasto por causa do descarte irregular de entulho foi de cerca de R$ 33 mil por dia, totalizando um montante de cerca de R$ 3 milhões de prejuízo, entre janeiro e março.

O secretário adjunto de Serviços (Sese) da Serra, Igor Elson de Almeida, destaca que, neste momento de pandemia, esses recursos poderiam ser utilizados para ajudar no combate ao novo coronavírus.

“Pensar no plural é necessário e a colaboração de todos é essencial. Por isso, não faça o descarte de entulho em calçadas, terrenos baldios ou ruas. O descarte de entulho deve ser feito de forma correta e responsável, colaborando com a limpeza da cidade”, ressalta Igor.

Descarte correto

Os pequenos geradores de entulho podem descartar o material em uma de nossas Áreas de Transbordo e Triagem (ATT): o Projeto João de Barro, localizado na Av. Domingos José Martins, no bairro Novo Porto Canoa; e a ATT Barcelona, Av. Região Sudeste, a 500 metros da BR-101, próximo ao Posto BKR, de segunda a sábado, das 8 às 17h.

Cada morador pode levar, no máximo, 15 sacos de ráfia ou 15 carrinhos de mão de entulho, por dia. Para descartar mais de 15 sacos de ráfia, o morador precisa contratar uma caçamba e tem de dar a destinação final correta para o entulho.