Procon abordou 70 estabelecimentos em campanha educativa para a Black Friday

Comerciantes foram orientados quanto à exposição correta do preço e das condições de pagamento, entre outras questões

Procon abordou 70 estabelecimentos em campanha educativa para a Black Friday


Texto: Marcos Sacramento - Foto: Marcos Sacramento/Secom-PMS

Mais de 70 estabelecimentos comerciais da região de Laranjeiras receberam a visita do Procon Serra nesta semana, como parte das abordagens educativas para conscientizar os comerciantes e prevenir problemas como publicidade enganosa e abusiva durante a Black Friday. 

Durante as ações, iniciadas na última quarta-feira (03), as equipes da fiscalização do Procon Serra orientaram os comerciantes a respeito da lei estadual 11.377/2021, que obriga os estabelecimentos comerciais com produtos em promoção a anunciarem junto ao preço o valor das mercadorias praticado antes da vigência da promoção. 

No documento de notificação recomendatória que está sendo entregue nas abordagens, constam a cópia da lei 11.377/2021 e orientações quanto à exposição correta das informações referentes ao produto, condições de pagamento e a disponibilidade de uma placa com o número de telefone do Procon e de um exemplar do Código de Defesa do Consumidor para consulta dos clientes. A campanha continua na próxima semana. 

Diferença entre publicidade enganosa e publicidade abusiva

Publicidade enganosa é aquela com informações falsas, seja inteira ou parcialmente, que possam induzir o consumidor ao erro. As informações podem ser quanto às características, qualidade, propriedade, preço, forma de pagamento ou qualquer outro dado referente ao produto. 

A publicidade é abusiva quando incita a violência, explora medo ou superstição. Também é considerada abusiva a publicidade que se aproveita da ausência de julgamento de crianças e induz o consumidor a se comportar de forma prejudicial à sua saúde ou segurança. 

Black Friday

Realizada na última sexta-feira de novembro, a Black Friday é uma tradição iniciada nos Estados Unidos que se espalhou pelo mundo. Na data, são realizadas diversas promoções, com descontos em lojas físicas e virtuais. Neste ano, a Black Friday acontece no dia 26.