Procon da Serra autua lojas na Black Friday

A ação aconteceu nesta sexta (26) e sábado (27)

Procon da Serra autua lojas na Black Friday


Texto: Djeisan Maria / Macos Sacramento - Foto: Divulgação

Nove estabelecimentos foram autuados pelo Procon da Serra durante fiscalização para inibir práticas como propaganda enganosa ou abusiva, bem como outros descumprimentos das regras do Código de Defesa do Consumidor.  A ação aconteceu na última sexta-feira (26) e o sábado (27) na região de Laranjeiras, na Serra.

As principais irregularidades constatadas foram: falta de informação acerca do valor anteriormente vigente à promoção (de acordo com a Lei 11.377/21), indisponibilidade de exemplar do Código de Defesa do Consumidor em local visível, produtos expostos em vitrine sem preço ou somente com o valor à vista, exposição de placas publicitárias com informação em língua estrangeira, dentre outras.

Os fiscais percorreram o comércio da Avenida Central de Laranjeiras, dois shoppings do município, além de supermercados. Os autuados foram sete lojas e dois supermercados que  poderão pagar multas cujos valores variam de  R$ 740 a mais de R$ 11 milhões. 

Desde o início do mês, o Procon Serra vem promovendo diversas abordagens educativas a estabelecimentos comerciais, a fim de orientar a respeito da necessidade do cumprimento do Código de Defesa do Consumidor durante as promoções da Black Friday.