Programa da Prefeitura usa hortas para ajudar na educação das crianças

Estão sendo feitas, também, hortas comunitárias nos bairros

Programa da Prefeitura usa hortas para ajudar na educação das crianças


Texto: Marcos Sacramento - Foto: Divulgação/Sedec-PMS

A Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Agricultura (Seap), está promovendo a horticultura no município como forma de incentivar a economia solidária e a alimentação saudável. Estão sendo feitas hortas em comunidades e em unidades de ensino, como foi o caso do CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) Jocila Pereira Amorim, em Planalto Serrano Bloco B. 

O diretor da Seap responsável pelas ações, David Cruz, explica que a iniciativa no CMEI faz parte do programa “Hortas nas Escolas”. “É um projeto lúdico, que envolve as crianças e o corpo técnico da escola, mostrando aos pequenos a importância dos legumes e verduras para a saúde. A garotada participa de todas as etapas, da semeadura e plantio de mudas à colheita”, destaca o diretor. 

A ideia é que o programa seja ampliado e já no início do ano letivo de 2022 esteja implantado em pelo menos uma nova escola por mês. 

“Esse contato das crianças com a terra, as plantas e as hortaliças serve para estreitar a relação com a natureza e contribui para a conscientização sobre os impactos das suas ações no meio ambiente. Elas puderam observar a germinação e crescimento das plantas, estão cuidando, regando e colhendo. Outro ponto importante foi o aprendizado sobre alimentação e nutrição que surgiram a partir do desenvolvimento e colheita das hortaliças”, conta a diretora do CMEI, Susan S. Viana Barbosa. 

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Lilian Mota, destaca a importância da interação dos alunos com a natureza promovida pelo programa “Horta nas Escolas”. “Esse programa é mais uma importante ação da gestão Sergio Vidigal dentro das políticas de desenvolvimento sustentável, tendo em vista a segurança alimentar e nutricional, elementos fundamentais para o desenvolvimento e o bem-estar social”, salienta a secretária Lilian Mota.

Estão sendo feitas, também, hortas comunitárias em diversos bairros. No início do mês, a prefeitura entregou uma horta no bairro Balneário de Carapebus, que em cerca de 90 dias após o plantio já estará pronta para a colheita de hortaliças, temperos, leguminosas e plantas medicinais.