Programação cultural homenageia mulheres negras

Dia Municipal da Mulher Negra é comemorado no dia 25 de julho

Programação cultural homenageia mulheres negras

Texto: Munik Vieira - Foto: Arte Secom/PMS

Debates, exposições fotográficas e oficinas voltadas ao empoderamento da mulher negra e da cultura afro-brasileira. Essas ações marcam o Dia Municipal da Mulher Negra, comemorado no dia 25 de julho.

O evento, realizado entre os dias 25 e 27 de julho no CRAS/CAI de Jardim Carapina, é uma iniciativa da Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, através do Departamento de Promoção da Igualdade Racial.

Dentre as diversas atividades que serão realizadas, está a exposição fotográfica “Dandaras – Mulheres Negras”. A exposição, que fica disponível para visitação durante todos os dias de evento, tem como objetivo dar visibilidade às mulheres negras que, com suas histórias de vida, lutam por uma sociedade sem violência, contra o racismo, por igualdade de oportunidades e atuam por uma sociedade mais justa.

Além da exposição fotográfica, também poderão ser conferidas atividades culturais relacionadas à representatividade como oficina de penteados e turbantes, maquiagem para pele negra, curso de estamparia organizado pelo Movimento de Brigadas Populares, Capoterapia e movimento de capoeira organizado apenas por mulheres, além de apresentações musicais: voz e violão, Sarau de poesia e aulas de dança (ballet e break) e o show afro da Cia Cultural Motumbaxé.

Sobre a data

Comemorado no dia 25 de julho, o Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha foi criado em 1992, durante o I Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas. A data fortalece e amplia as organizações e a identidade das mulheres negras.

Na Serra, o Dia Municipal da Mulher Negra foi instituído pela Lei Municipal nº 4.106, de 10 de outubro de 2013.

Serviço:
Dia: 25/07/2019

Lançamento da Exposição Fotográfica "DANDARAS - MULHERES NEGRAS"
Visitação: até o dia 27/07/2019

Dia: 26/07/2019
Exposição Fotográfica "DANDARAS - MULHERES NEGRAS"
Oficinas afro-brasileiras
Estamparia afro
Penteados afro
Turbantes
Amostra cultural afro-brasileiras

Dia: 27/07/2019