Projeto Conectar atendeu cerca de 50 alunos da Serra

Projeto Conectar atendeu cerca de 50 alunos da Serra

Texto: Leonardo Quarto - Foto: Divulgação/Semma

Em pleno funcionamento, o projeto Conectar, realizado nas duas Áreas de Proteção Ambiental da cidade - APA Mestre Álvaro e APA Manguezal Sul, recebeu nos últimos dias uma média de 50 alunos do 9.º ano do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Joaquim Beato, de Planalto Serrano Bloco A.

Na oportunidade, os alunos tiveram palestra sobre as Unidades de Conservação da Serra; assistiram vídeo Institucional do Mestre Álvaro e visitaram exposição Fotográfica sobre "Os recursos naturais da Serra" e o mirante natural do Jardim Botânico; também participaram de trilha educativa para visualizar as "nascentes" permanentes e temporária.

Participe:

Para participar do projeto, a escola poderá enviar um e-mail para: projeto.conectar@serra.es.gov.br. Os atendimentos acontecerão nas terças, quartas e quintas-feiras, das 9 às 11 horas e das 14h às 16 horas.

O Projeto Conectar tem por finalidade o desenvolvimento de atividades de educação ambiental nas Unidades de Conservação visando a sensibilização ambiental por meio de palestras, jogos educativos, vídeos institucionais, visitas monitoradas e trilhas informativas. O objetivo é apresentar esses espaços aos alunos para que eles possam conhecer melhor e divulgar as características e a importância dessas áreas para a proteção do meio ambiente.

APA Mestre Álvaro – Possui 833m de altitude. Sua vegetação é nativa de mata atlântica de encosta, abrigo de fauna rica e diversificada. Suas nascentes e córregos contribuem com as Bacias Hidrográficas dos Rios Jacaraípe e Santa Maria da Vitória. A Sede está localizada anexa ao Jardim Botânico e ao Horto Municipal, que conta com uma grande variedade de ambientes (córrego, área brejosa e nascente) que formam um lago artificial.

Localização - Rua dos Estudantes, Bairro Santo Antônio.

APA Manguezal Sul - Designada para proteger os ecossistemas Manguezal, Apicum e Restinga que possuem relevante papel para a conservação da biodiversidade local. A sede possui espaço para exposição, trilhas, além do acervo de objetos coletados nos 33 sítios arqueológicos da região de Carapina (Sala do IPHAN).

Localização - BR 101 (Rodovia do Contorno), Km 275, Carapina.