Projeto Transitando: Educação para o trânsito será feita em todas as escolas municipais

O lançamento do projeto acontece nesta segunda (19), no Parque da Cidade, em Valparaíso

Projeto Transitando: Educação para o trânsito será feita em todas as escolas municipais


Texto: Miranda Perozini - Foto: Bruno Leão

A Semana Nacional de Trânsito começou nesta sexta-feira (16), e na Serra será comemorada em grande estilo na segunda (19) com a entrega do Projeto Transitando. A educação para o trânsito seguirá dentro das escolas e creches, com professores capacitados. O evento acontece no Parque da Cidade, em Valparaíso. 

Lançado em 12 de agosto de 2021, o projeto é uma parceria do Departamento de Operações de Trânsito (DOT) com a Secretaria de Educação e tem o objetivo de inserir de forma transversal a disciplina de trânsito na grade curricular dos alunos da educação básica. Para isso, os professores receberão uma capacitação específica. 

Na Semana Nacional de Trânsito, as atividades serão concentradas no Parque da Cidade, e em outras unidades escolares, que receberão as equipes do Núcleo de Educação para o Trânsito (NET).

No Parque, haverão brincadeiras, palestras, e a novidade da “Transitolândia”, uma mini cidade construída para educar as crianças acerca dos cuidados no trânsito. Além disso, haverão livros nas bibliotecas escolares, gincanas, oficinas e atividades lúdicas ao longo do ano, em datas específicas, seguindo o calendário escolar. 

Segundo o diretor do DOT, Fábio Alves, o projeto é necessário e ajuda a construir, desde a base, um trânsito mais seguro. “O Transitando é uma das nossas apostas para deixar o trânsito da Serra ainda mais seguro. É da base que ensinamos e aprendemos as leis, e como nos comportamos na via. Por isso, é muito importante o contato direto com as crianças do município, estamos otimistas”, comenta. 

A expectativa é de que sejam atendidas de 100 a 200 crianças todos os dias, tanto pela manhã, como à tarde. A abertura conta com a presença de autoridades, do prefeito Sergio Vidigal, da banda da Polícia Militar, da comunidade, e das escolas participantes. 

Entrega do Projeto Transitando
Segunda-feira (19), às 9 horas
Parque da Cidade, rua Anchieta, Valparaíso.