QR Code em processos impressos para agilizar trabalho e dar mais transparência

Prática começou a ser implantada pela Secretaria de Administração e Recursos Humanos (Sead)

QR Code em processos impressos para agilizar trabalho e dar mais transparência

Texto: Elisa Rangel/Secom - Foto: Secom/PMS

Uma solução simples, e moderna, está sendo implantada para contribuir ainda mais com o processo de tornar a Prefeitura da Serra 100% digitalizada, abolindo o uso do papel até março de 2023.

Um simples QR Code - código de barras que pode ser “lido” por equipamentos digitais - colado na capa de processos que foram iniciados de forma física tem contribuído para agilizar o trabalho das secretarias e também ajudado na redução das impressões.

A Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (Sead) explica que iniciou em setembro a inserção de QR Codes em alguns processos que não “nasceram” de forma digital e, por isso, precisam também serem finalizados na forma impressa.

Alguns deles envolvem várias secretarias e, de acordo com o andamento, quando um órgão precisava verificar os documentos, tinha de ir até a Sead e transportava todo o material de um lado para o outro.

“Uma solução foi digitalizar os principais documentos dos processos e disponibilizar um QR Code para as secretarias envolvidas no trâmite. Quando alguma pasta quer consultar um documento do processo, basta acessar o QR Code e ver, de forma digital, as páginas que precisa. Isso do local onde estiver, sem ter que se deslocar. Além de mais agilidade e modernidade, é também mais transparência”, explica o diretor do Data/Sead, Paulo Mendes de Oliveira Lopes.

“É uma solução simples, mas que agiliza o trabalho das secretarias e acelera os trabalhos para termos a prefeitura 100% eletrônica. É uma transição gradativa e que precisamos dos esforços de todos”, completou a subsecretária de Administração da Sead, Virgínia Mota Sodré.