Quase 4 mil vagas para vacinar contra a gripe ainda não foram preenchidas

Quase 4 mil vagas para vacinar contra a gripe ainda não foram preenchidas

Texto: Andreia Soares e Fernanda Neves - Foto: Divulgação/Sesa-PMS

A Secretaria de Saúde da Serra (Sesa) alerta para o grande número de vagas remanescentes para vacinação contra a gripe, do agendamento aberto nessa quarta-feira (09), às 20 horas. Ainda há 3.800 vagas disponíveis para essa imunização.

O agendamento deve ser feito no link http://gti.serra.es.gov.br/saude/. A aplicação ocorrerá nesta sexta-feira (11) e segunda-feira (14) em todas as unidades básicas e regionais de saúde; e sábado (12).

Público-alvo

O agendamento aberto é para crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores da saúde, professores, os idosos com mais de 60 anos, pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, profissionais das forças de segurança e salvamento (policiais federais, militares, civis e rodoviários; bombeiros militares e civis; e guardas municipais), profissionais das forças armadas; e trabalhadores do transporte rodoviário (motoristas, cobradores e caminhoneiros).

Documentos exigidos

Para vacinação, todos deverão levar documento com foto e cartão de vacina. Os professores devem levar, ainda, declaração emitida pela escola com vínculo empregatício. O grupo das forças de segurança e salvamento também precisa apresentar um documento que comprove sua vinculação ativa.

Os que apresentam comorbidades, deverão apresentar laudo médico indicando a comorbidade ou a condição existente; ou declaração do enfermeiro do serviço de saúde onde o usuário faz acompanhamento; ou laudo emitido por nutricionista no caso de obesidade mórbida.

Para os deficientes, serão aceitos como comprovação da condição laudo médico indicando a deficiência existente; declaração do enfermeiro do serviço de saúde onde o usuário faz acompanhamento; cartão de gratuidade no transporte público que indique condição de deficiência permanente; documentos comprobatórios de atendimento da pessoa com deficiência permanente em centros de reabilitação ou unidades especializadas no atendimento de pessoas com deficiência; documento oficial de identidade com a indicação da deficiência que indique se tratar de pessoa com deficiência permanente.

Para as condições de evidente deficiência permanente, a pessoa é isenta de apresentação de documento comprobatório.

Comorbidades e deficiências

São consideradas deficiência permanentes: limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas; indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir mesmo com uso de aparelho auditivo; indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar mesmo com o uso de óculos; indivíduos com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, ir à escola, brincar, etc.

As comorbidades incluídas para a vacina contra Influenza são: doença respiratória crônica (asma em uso de corticoide inalatório ou sistêmico (moderada ou grave), doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), bronquiectasia, fibrose cística, doenças intersticiais do pulmão, displasia broncopulmonar, hipertensão arterial pulmonar e crianças com doença pulmonar crônica da prematuridade); doença cardíaca crônica (doença cardíaca congênita, hipertensão arterial sistêmica com comorbidade, doença cardíaca isquêmica e insuficiência cardíaca); doença renal crônica (doença renal nos estágios 3, 4 e 5, síndrome nefrótica e paciente em diálise); doença hepática crônica (atresia biliar, hepatites crônicas e cirrose); doença neurológica crônica (condições em que a função respiratória pode estar comprometida pela doença neurológica. considerar as necessidades clínicas individuais dos pacientes incluindo: acidente vascular cerebral, indivíduos com paralisia cerebral, esclerose múltipla, e condições similares; doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular e deficiência neurológica grave); diabetes (diabetes mellitus tipo I e tipo II em uso de medicamentos); transplantados (órgãos sólidos e medula óssea); portadores de trissomias (Síndrome de Down, Síndrome de Klinefelter, Síndrome de Warkany e dentre outras trissomias).

Observação

É preciso estar atento ao intervalo das vacinas. Caso já tenham tomado a vacina contra a covid-19, é necessário respeitar o intervalo de 14 dias para tomar a vacina contra a gripe e demais vacinas.