Quase 500 veículos abordados em ação nas praias da Serra

As ações nas praias da Serra envolvem o DOT e a Vigilância Sanitária Municipal

Quase 500 veículos abordados em ação nas praias da Serra


Texto: Andreia Soares - Foto: Divulgação/Sedes-PMS

O Departamento de Operações de Trânsito (DOT), braço da Secretaria de Defesa Social da Serra (Sedes) intensificou as ações educativas e de fiscalização nas praias do município, nos finais de semana. 

Para garantir que o trânsito flua de forma segura e que pedestres, ciclistas e frequentadores da orla da Serra possam desfrutar das nossas belezas naturais sem preocupação, os agentes de trânsito abordam centenas de veículos aos sábados e domingos, no intuito de coibir infrações. 

A campanha “Trânsito, Espaço Legal”, na orla, tem como foco o estacionamento adequado e a conscientização quanto ao uso de bebida alcoólica por condutores de veículos. Só no primeiro final de semana de janeiro (01 e 02), 490 veículos foram abordados pelos agentes. 

Orientações

Entre as orientações passadas pelo DOT aos condutores, estão: 
- Se for beber, usar transportes alternativos;
- Respeitar vagas destinadas a idosos e deficicientes físicos;
- Não estacionar em fila dupla;
- Não estacionar em canteiros centrais e passeios;
- Observar se no local há estacionamento rotativo.

Cabe destacar que dirigir sob efeito de álcool é uma infração prevista no Código de Trânsito Brasileiro e pode acarretar fatalidades envolvendo inocentes. Além disso, para que não haja dúvidas, já ficou comprovado que o álcool interfere nos reflexos, na coordenação motora, na concentração e na atenção ao trânsito. 

Vigilância Sanitária em ação

Equipes da Vigilância Sanitária realizam abordagens junto às ações do DOT, com o objetivo de conscientizar sobre a importância da vacinação contra as síndromes gripais, como a Covid-19. 

Além disso, os técnicos da Vigilância Sanitária orientam os banhistas quanto ao consumo de alimentos em quiosques, bares, restaurantes e ambulantes. Dicas como, observar a data de validade, estado de conservação e armazenamento de alimentos e bebidas, também são passadas aos frequentadores da orla da Serra. 

As ações conjuntas do DOT e Vigilância Sanitária seguirão durante todos os finais de semana, até o final do verão.