Número de queimadas triplica na Serra em 2020

Foram 99 denúncias de janeiro a julho deste ano, contra 27 nos seis meses anteriores, de julho a dezembro de 2019.

Número de queimadas triplica na Serra em 2020

Texto: Gabriela Conti - Foto: pixabay

O registro do número de queimadas urbanas triplicou no primeiro semestre de 2020. Foram 99 denúncias de janeiro a julho deste ano contra 27 nos seis meses anteriores, de julho a dezembro de 2019.

Dessas 99 denúncias, 33 foram relativas à queima de vegetação e 66 à queima de resíduos, gerando multas no valor total de R$ 227 mil.

O aumento desses registros tem a ver com diversos motivos, como, por exemplo, a baixa umidade do ar, que favorece o alastre do fogo. De acordo com a secretária de Meio Ambiente (Semma), Áurea Almeida, os moradores podem adotar algumas medidas para evitar o problema.

"Não jogue ponta de cigarro acesa em qualquer lugar. Essas pontas, quando entram em contato com a vegetação seca, podem causar um incêndio. Além disso, recomendamos não utilizar fogo para limpar terrenos e para se livrar de objetos indesejados", explica.

Um grande problema causado pelas queimadas é a geração de gases tóxicos, que afetam a saúde da população, agravando problemas respiratórios, principalmente em crianças e idosos. Além disso, a fumaça prejudica a atmosfera, danifica a camada de ozônio, contribuindo para o efeito estufa, sem falar dos riscos de incêndios residenciais.

Áurea enfatiza que proteger o meio ambiente, evitando queimadas e desmatamento, são importantes para a saúde humana.  "A crise causada pela pandemia do novo coronavírus mostrou como a nossa saúde está diretamente ligada à saúde do meio ambiente. Proteger nossas matas e florestas é fundamental para desacelerar o surgimento de novas pandemias, que são geradas por doenças transmitidas de animais para humanos, as chamadas zoonoses. Quando os habitats desses animais são degradados, eles migram para as áreas urbanas e passam a ter uma interação mais direta com as pessoas", afirmou.

Queimada é crime

É importante lembrar que queimada é crime. O Código Municipal de Meio Ambiente (Lei Municipal nº 2199/99) prevê em seu artigo 188, que “proceder a queima ao ar livre de lixo ou qualquer outro resíduo sólido está sujeito à multa” de até R$ 10 mil. A multa pode ser aplicada em dobro, caso a emissão decorrente da queima cause transtornos ou incômodos à população.

Para denunciar a prática, o morador deve entrar em contato com a Fiscalização Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente (Semma) pelos telefones 3291-7436 / 99951-2321.