Prefeitura oferece treino e orientação para ficar em forma no verão

A Serra oferta atividade física com acompanhamento de um profissional em 44 locais do município, por meio do Programa de Orientação ao Exercício Físico (Proef)

Prefeitura oferece treino e orientação para ficar em forma no verão

Texto: Amanda Amaral - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

O inverno termina nos próximos dias e já tem gente pensando em como chegar em forma no verão, estação mais quente do ano que começa no dia 22 de dezembro. Para quem ainda não pratica exercícios, esta é uma boa hora para começar e garantir que até o final do ano algumas mudanças no corpo possam aparecer.

A Serra oferece atividade física com acompanhamento profissional em 44 locais do município, por meio do Programa de Orientação ao Exercício Físico (Proef). Para se inscrever, basta procurar a unidade de saúde referência do seu bairro ou locais como o Parque da Cidade, Centros do Idoso e Comitê do Idoso de Jacaraípe.

A primeira dica para chegar bem no verão é criar uma rotina de exercícios. A prática deve ser regular e acompanhada por um professor de educação física. “A obesidade e o sobrepeso são fatores de risco para a saúde e podem provocar hipertensão, diabetes, infarto, AVC, artrite, artrose, osteoporose, entre outras doenças. Uma das maiores causas da obesidade é a alimentação em excesso e a manutenção de baixos níveis de gasto calórico”, explicou o coordenador do Proef, Claudino Júnior.

Junto com a atividade física, deve haver também uma mudança na alimentação. A prefeitura oferta orientação quanto ao consumo consciente e alimentação saudável nas unidades regionais de saúde de Novo Horizonte, Jacaraípe, Feu Rosa e Boa Vista.
Para consulta com nutricionista, o morador deve vir encaminhado das unidades de saúde de sua região, de acordo com a orientação médica.

Outras dicas:

- mantenha-se motivado e mais ativo.

- Troque o elevador pela escada, as compras online por uma ida à loja e o carro pela bicicleta.

- Também se mantenha sempre hidratado. Beba em torno de dois litros de água por dia.

- Não se sobrecarregue com atividades e não cometa exageros. A ideia é começar a se acostumar com seu novo dia a dia aos poucos. Não ultrapasse seus limites.