Saiba como marcar entrevista de emprego e ter carteira de trabalho pela internet

Para conferir as vagas de emprego disponíveis, o morador pode acessar o portal Serra + Emprego

Saiba como marcar entrevista de emprego e ter carteira de trabalho pela internet


Texto: Samantha Dias

A Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda (Seter) informa que nas próximas semanas está suspenso o atendimento para emissão da carteira de trabalho e pedido de seguro-desemprego, assim como para encaminhamento às vagas de emprego no Sine da Serra. 

Aqueles que precisarem de qualquer um desses serviços, pode acessá-los pela internet, no site do Governo Federal. O site é https://servicos.mte.gov.br.  Para conferir as vagas de emprego disponíveis, o morador também pode acessar o portal Serra + Emprego (http://maisemprego.serra.es.gov.br/)

A secretária interina de Trabalho, Aline Oliveira, disse que a suspensão temporária de atendimento ao público é necessária neste momento de precaução, mas que os trabalhadores que buscam emprego ou que precisam da carteira e do seguro não estarão desamparados, pois os serviços são oferecidos pela internet de forma eficiente.

Para ter acesso a esses serviços basta fazer um breve cadastro com CPF, nome completo, telefone e e-mail. Para ter a versão digital da carteira de trabalho, basta preencher algumas informações sobre a trajetória profissional. O documento também pode ser acessado pelo aplicativo “Carteira de Trabalho Digital”. 

Alina destaca que a carteira de trabalho digital existe desde 2017, mas desde o ano passado ela já substitui a de papel, então os trabalhadores não precisam se preocupar.

No mesmo site, o trabalhador consegue dar entrada no pedido para receber seguro-desemprego, agendar entrevista e emitir a carta de encaminhamento, da mesma forma que é feito no balcão de atendimento do Sine. 

O trabalhador consegue pesquisar no sistema se há vaga disponível compatível com o seu perfil e saber todas as informações e detalhes de cada uma das oportunidades. Havendo vaga compatível, ele deve clicar em “Quero essa vaga”. Depois disso, aparece a mensagem para marcar a entrevista, com data, horário e local onde o candidato deverá comparecer para entrevista. A carta de encaminhamento é enviada para o email cadastrado. “O candidato deve ler com atenção e seguir as instruções da carta de encaminhamento”, disse Aline.

Cursos profissionalizantes

As aulas dos cursos de qualificação gratuitos foram suspensas temporariamente. As inscrições para novas turmas, que aconteceriam no último dia 18, também foram adiados. A nova data de inscrição e a retomada das aulas serão comunicadas logo que passar a situação de emergência.