Saúde presta homenagem aos enfermeiros que atuam em seus serviços

Em 12 de maio é comemorado o Dia Internacional do Enfermeiro

Saúde presta homenagem aos enfermeiros que atuam em seus serviços

Texto: Angela Angius - Foto: Secom/PMS

Nesta quarta-feira (12), a Secretaria de Saúde da Serra (Sesa) presta uma justa homenagem a todos os 249 profissionais enfermeiros que atuam em seus serviços. Em 12 de maio é comemorado o Dia Internacional do Enfermeiro e a data homenageia esses profissionais que, normalmente, estão presentes em todas as etapas de atendimento de saúde.

O mestre em enfermagem, Elizeu de Ávila Silveira, que atua na área há 15 anos e atualmente está trabalhando como referência técnica das arboviroses fala do papel no cuidado geral nos pacientes.

“Nesse tempo todo de profissão percebi de perto a importância deste profissional que tem um papel decisivo e pró-ativo em todos os níveis de cuidado, independente do serviço em que ele atua”, frisou.

Já para a enfermeira Simone Maria Ribeiro Anechini da Rocha que atua na Unidade Regional de Boa Vista e já tem 21 anos de profissão, o enfermeiro é um verdadeiro líder, cooperador e cuidador, tanto da sua equipe como para o paciente.

“É na atenção primária que procuramos a prevenção das doenças e melhorias para o pleno atendimento ao paciente”, comentou.

A data é uma homenagem ao nascimento de Florence Nightingale, considerada a mãe da enfermagem moderna. Foi ela quem fundou a primeira escola de enfermagem no mundo, na Inglaterra, em 1860.

“Ser enfermeira é uma linda missão de anos, ao cuidar do ser humano. Temos lutas diárias, mas com muitas vitórias e a bênçãos de Deus”, ressaltou a secretária de saúde, Sheila Cruz.

Outro enfermeiro que exalta a profissão é o Márcio Alves Coração, que atua na Unidade de Pronto-Atendimento da Serra Sede.

“Neste dia, devemos parabenizar todos nós profissionais de enfermagem que, mesmo em tempos de pandemia, tempos difíceis, trabalhamos como verdadeiros heróis, deixando nossos lares, familiares e amigos e nos mantendo firmes na linha de frente no combate a essa terrível pandemia. Somos verdadeiros soldados em defesa da vida dos ser humano”, finalizou.