Secretaria da Fazenda realiza capacitação de servidores

O projeto tem como objetivo inicial difundir o conhecimento de ferramentas e entendimentos sobre a temática tributária municipal

Secretaria da Fazenda realiza capacitação de servidores

Texto: Rodrigo Da Costha - Foto: Edson Reis/Secom-PMS

A Secretaria da Fazenda da Serra (Sefa) iniciou na última quinta-feira  (22), o curso de capacitação para utilização do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), como ferramenta para gestão da administração tributária.

Cerca de 20 servidores aderiram ao curso que será realizado nos dias 22, 26 e 29 de julho e 03, 05, 10, 12, 17, 19 e 24 de agosto de 2021, no Auditório do IPS, das 14 às 17 horas.

O secretário da Fazenda, Henrique Valentim, falou da satisfação em ver tamanha adesão e sobre os próximos passos da secretaria, no que tange a novas capacitações.

“Fico feliz em ver muitos de nossos servidores interessados em aprender sobre essa ferramenta. O planejamento que realizamos com a equipe já deu esse resultado e os servidores aderiram. Outras duas capacitações já estão sendo preparadas para os servidores. Esses novos cursos serão nas áreas de auditoria de ISSQN bancário e as inovações da Lei Complementar 175/2020. O objetivo da gestão do prefeito Sergio Vidigal é, cada vez mais, qualificar nosso quadro de servidores”, salientou Valentim.

O diretor de Administração Tributária da Sefa, Eduardo Loureiro, contou como surgiu a ideia do curso.

“O curso surgiu do desenvolvimento de uma proposta apresentada por um servidor efetivo de se implementar um programa temático de ‘Bate Papo’ entre os servidores da área fazendária do município. O projeto encampado e implementado pela atual gestão teve como objetivo inicial difundir o conhecimento de ferramentas e entendimentos sobre a temática tributária municipal. Dessa concepção inicial, o planejamento evoluiu para a capacitação que agora estamos realizando”, explicou.

Por fim, o instrutor do curso, Delmar Andrade, destacou a posição de vanguarda do município da Serra com essa capacitação.

“Hoje, digo com certeza que a Serra está na frente de outros municípios com a capacitação de seus servidores para utilização do SPED como ferramenta de gestão tributária”, concluiu.