Mais de 180 km de estradas rurais recebem manutenção

As ações de patrolamento, compactação e aplicação de revestimento primário (revsol) foram feitas em mais da metade das vias da área rural do município

Mais de 180 km de estradas rurais recebem manutenção


Texto: Djeisan Maria - Foto: Divulgação

A Secretaria de Agricultura, Agroturismo, Aquicultura e Pesca da Serra (Seap) realizou melhorias em 180 quilômetros de estradas rurais do município, no primeiro semestre deste ano. Esse número corresponde, por exemplo, à distância entre Vitória e Baixo Guandu, município ao norte do Estado que faz divisa com Minas Gerais.

As ações de patrolamento, compactação e aplicação de revestimento primário (revsol) foram feitas em mais da metade das vias da área rural do município. Moradores das comunidades como Muribeca, Belvedere, Campinho da Serra, Calogi, Chapadão, Porto Dourado, Cidade Pomar e Cidade Nova da Serra, podem se locomover com mais conforto por conta da ação da Seap em parceria com a Secretaria de Serviços da Serra.

O patrolamento é realizado por uma máquina que nivela e limpa a estrada, e pode ser solicitado pelas associações de moradores do município. O contato pode ser feito por meio do telefone (27) 3291-2320 ou no setor de protocolo da Prefeitura da Serra, localizado no térreo do prédio administrativo, em Serra-Sede.

Em alguns casos, onde é necessária a pavimentação, além do patrolamento, utiliza-se o revsol, um resíduo derivado da fabricação de aço que substitui outros recursos naturais no revestimento de ruas. O produto é originado da escória de aciaria, resultante da fabricação de aço.

Segundo especialistas, além de usar a escória do aço, que, por muitos anos, não teve reaproveitamento, o agregado siderúrgico apresenta uma série de benefícios, como:

 - Elevada resistência mecânica, textura rugosa, favorecendo maior tração e, consequentemente, maior atrito;
 - Elevada resistência a variações climáticas e à abrasão
 - Alta estabilidade com longa durabilidade para todas as aplicações;
 - Alto peso específico, proporcionando elevada resistência a movimentos laterais.