Secretaria de Educação da Serra destaca projetos para a juventude serrana

Oficinas, palestras, Jogos Escolares, parceria com o SEBRAE e muito mais para a juventude serrana

Secretaria de Educação da Serra destaca projetos para a juventude serrana


Texto: Andreia Soares - Foto: Divulgação

A Serra está realizando uma série de atividades, espalhadas pela cidade, na Semana Municipal das Juventudes. Diante da representatividade da data, a Secretaria de Educação da Serra (Sedu) destaca os projetos idealizados e realizados pela pasta, que contemplam ou irão contemplar o público jovem. 

É o caso da Oficina de Afeto, que tem por objetivo proporcionar a educadores, estudantes e suas famílias, palestras, oficinas e rodas de conversa sobre a importância da construção e fortalecimento dos vínculos afetivos entre os sujeitos escolares mediante o exercício da atenção e da escuta afetiva, por meio de palestras. 

PROJETO OFICINAS EDUCATIVAS

Há também, o Projeto Oficinas Educativas no Centro Pop, que deve ser iniciado no mês de outubro. A oferta de oficinas, sugestão advinda dos diálogos realizados nas reuniões entre a SEDU-Serra e organizações parceiras,  constitui uma potente oportunidade para que as experiências de vida desses sujeitos sejam valorizadas, bem como uma possibilidade para ampliação dos conhecimentos desses. 

Essas oficinas pedagógicas terão como objetivo valorizar a multidisciplinaridade, os sentimentos de pertencimento, as emoções, os saberes, as experiências e histórias de vida desses sujeitos, bem como o diálogo sobre questões como discriminação social, violência, respeito ao ser humano e  à saúde.

“A intenção é a de que esses sujeitos, que em sua maioria passam por situações de discriminação e de negação de seus direitos, vejam na escola a melhor forma de resgatar a sua dignidade e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida”, explica a subsecretária Pedagógica da Sedu, Luciana Galdino. 

JOGOS ESCOLARES MUNICIPAIS

Outra ação importante para o público jovem da Serra, são os Jogos Escolares Municipais (JES), que neste ano letivo não estão ocorrendo, em virtude da pandemia. Os Jogos Escolares consistem em competições/festivais entre os alunos das Unidades do Sistema de Ensino da Serra. 

Os jogos buscam, por meio da Educação, um resgaste dos valores fundamentais do ser humano, do respeito às regras, aos adversários e colegas, do jogo limpo e da ética no meio esportivo, valores estes que devem ser cultivados dentro das escolas, mais especificamente nas aulas de Educação Física e eventos esportivos, tornando-os seres humanos melhores para si e para a sociedade. Os JES acontecem com o apoio institucional das Secretarias de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Saúde, Comunicação, Serviços e Obras e da Coordenadoria de Governo (Cerimonial).

Parceria com o SEBRAE

A Sedu Serra ainda vai oferecer à sua juventude, o Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE), com previsão para 2022, em parceria com o SEBRAE. O PNEE visa ampliar, promover e disseminar a educação empreendedora ao incluir conteúdos que dizem respeito ao empreendedorismo nos currículos dos diferentes níveis da educação: básica, profissional e superior.

Também com previsão para 2022, a Secretaria de Educação da Serra elaborou o programa Territórios do Saber, para a ampliação de atividades educativas no contraturno escolar, com objetivo de melhorar a qualidade da educação, ampliação da jornada escolar e fortalecimento do vínculo dos estudantes com faixa etária compreendida dos 10 aos 19 anos,  definição essa utilizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). 

TERRITÓRIOS DO SABER

O Territórios do Saber vai priorizar o protagonismo e a formação cidadã dos adolescentes e jovens serranos, através de ações nas áreas de educação, tecnologia, saúde, esporte e cultura. Inicialmente, será desenvolvido na região de Jardim Carapina, constituindo uma ação piloto para posterior expansão para os demais territórios serranos.

O objetivo desse programa é minimizar os impactos educativos e sociais na vida dos adolescentes e jovens, bem como de suas famílias, em situação de vulnerabilidade no município da Serra, valorizando o protagonismo juvenil e a sua formação cidadã.