Segurança nas escolas: Prefeitura da Serra inicia as capacitações para o Alerta Educação na rede municipal

A Prefeitura da Serra já alinhou um conjunto de ações.

Texto: Berndardo Barbosa - Foto: Leandro Pereira-Secom/PMS

Dando sequência às ações que estão no Programa Educação em Alerta, as secretarias municipais de Educação e Defesa Social deram início às instalações dos botões Alerta Educação na rede municipal, com a capacitação aos profissionais da educação para a utilização do dispositivo.

Neste primeiro momento, serão 80 dispositivos distribuídos, nas 40 escolas que contam com o sistema de videomonitoramento instalado, sendo monitorado em tempo real pelos agentes da Guarda Civil Municipal.

A primeira escola a receber o recurso foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professora Iolanda Schineider R. da Silva, em Porto Canoa.

Presente no evento, o subsecretário da Defesa Social, Coronel Coutinho, explicou como vai funcionar o sistema. “Iniciamos a formação com profissionais das escolas sobre a utilização do botão Alerta Educação, que é um dispositivo que poderá ser acionado pela escola em situações ou ocorrência de fatos que atentem contra a segurança no ambiente escolar, que  demande atendimento de urgência por parte da Guarda Municipal”.

Outras ações

Coutinho também ressaltou que, além do novo recurso que será instalado na rede municipal, a Prefeitura da Serra também já pratica outras medidas que reforçam a segurança.

“Temos o videomonitoramento e as visitas tranquilizadoras, que também são de responsabilidade da Guarda Civil Municipal. Além disso, iremos implantar a contratação de porteiros com escala 12x36, atuando em todos os turnos de funcionamento da escola”.

Entorno também seguro

A secretária de Educação, Luciana Galdino, ressaltou que o recurso visa a segurança não só de quem frequenta o ambiente escolar. “Esta ação compõe um conjunto de medidas que objetiva ampliar a segurança  e garantir mais tranquilidade para crianças, profissionais e famílias”.

Treinamentos continuam

Nesta sexta-feira (14), das 9h às 18 horas, os treinamentos continuam na EMEF Professora Iolanda Schineider.

Conjunto de ações para ampliar segurança das escolas

Em razão dos últimos ataques contra a comunidade escolar, comovendo todos os brasileiros, o prefeito da Serra, Sergio Vidigal, convocou nesta quinta-feira (6) uma reunião extraordinária para tratar sobre o tema.

Participaram os representantes das secretarias municipais de Educação, Direitos Humanos, Defesa Social e Comunicação que, juntos, reforçaram a ampliação de medidas que já estão sendo adotadas no município, bem como traçaram novos planos de ação, visando a segurança de alunos e profissionais da educação, restabelecendo a paz e a sensação de segurança nas Unidades de Ensino.

A implementação será imediata, por meio do programa Educação em Alerta, que passará a integrar o programa Serra Proteger, da secretaria municipal de Defesa Social.

Vidigal reconhece a necessidade de cortar pela raiz os discursos de ódio que tem incitado a violência exacerbada em crianças e adolescentes.

“Não podemos combater violência com violência. Claro que estamos reforçando a segurança para estarmos preparados para eventuais atentados, no entanto, mais do que isso, precisamos instaurar a cultura de paz nas escolas, criar ações que cuidem da saúde mental dos nossos alunos, abordar os temas que despertam o discurso de ódio, como o bullying”, enfatizou.

Medidas

O Educação em Alerta inclui os investimentos em tecnologia na promoção da segurança, como as câmeras diretamente ligadas à central de videomonitoramento do Olho Vivo, neste momento, presentes em 40 escolas com ampliação imediata para outras Unidades de Ensino; a patrulha escolar, que conta com equipes que vão atuar exclusivamente nas escolas, realizando visitas tranquilizadoras. Também serão disponibilizados botões, que são sinais de alerta em situações de emergência.

Além disso, o aprimoramento no contrato de porteiros, que passarão a ter escala de 12x36 horas. Com isso, garantindo o controle de entrada e saída nos períodos de ir e vir dos alunos.

Cultura da Paz

Tão importante quanto os investimentos em instrumentos e pessoas, está o reforço da ideia de ações que promovam a  cultura de paz.

Esse viés envolve ações e atividades que trabalhem valores, a autoestima dos estudantes da rede, a disponibilização de psicólogos e assistentes sociais dentro das escolas prezando pela saúde mental  da comunidade escolar.

Território Afetivo

Os programas Transitolândia e Território Afetivo também fazem parte do escopo de medidas em prol da segurança nas escolas. O Território Afetivo promove o diálogo entre os alunos, por meio de rodas de conversa.

Educação em Alerta

As equipes da Educação estão em formação para manuseio do controle de pânico, dispositivo com botão que chega às escolas ainda em abril. Em situação de perigo, o dispositivo será acionado e já contata a central de videomonitoramento e o operador da central acionará a equipe da Guarda Civil Municipal que estiver mais perto.

As secretarias municipais de Direitos Humanos e Comunicação também contribuíram com a reunião, e vão atuar em parceria com a Educação e a Defesa Social no projeto Educação em Alerta, que passa a fazer parte, oficialmente, do Serra Protege.