Semana de Direitos Humanos tem inauguração de espaço e ações para pessoas trans

A programação começa na quarta-feira (01), com o Encontro Inter-Conselhos

Semana de Direitos Humanos tem inauguração de espaço e ações para pessoas trans


Texto: Marcos Sacramento - Foto: Freepik

No dia 10 de dezembro se comemora o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Para celebrar a data, a Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedir), programou uma série de atividades entre os dias 01 e 12 de dezembro, dentro da Semana de Direitos Humanos - 2021.

Estão previstas atividades como mutirão para retificação de gênero e de nome para pessoas trans, inauguração do Centro de Referência da Juventude, rodas de conversa, lives, encontro entre conselhos, atividades voltadas para as pessoas em situação de rua e mostra de vídeo, entre outras, conforme a programação detalhada no fim da matéria. 

A programação começa na quarta-feira (01), com o Encontro Inter-Conselhos, onde serão discutidas pautas comuns e propostas de elaboração de atuações conjuntas entre os diversos conselhos atuantes na Serra. O encontro será realizado no auditório da faculdade Multivix. 

Ainda neste dia, também na Multivix, acontece a solenidade de abertura da Semana de Direitos Humanos - 2021, com início previsto para 13 horas. 

"Os Direitos Humanos estão presentes no cotidiano e muitas vezes por desconhecimento as pessoas nem percebem. Por exemplo, o direito à alimentação, direito de trabalhar, de estudar, direito à saúde. São direitos que destinam-se a todas as pessoas, independente da condição social, econômica, do gênero, religião, etnia e orientação sexual, entre outros", explica a secretária de Direitos Humanos e Cidadania, Gracimeri Gaviorno. 

A secretária destaca, ainda, que a organização da semana faz parte do compromisso da administração municipal junto à ONU para implementar os 17 objetivos de desenvolvimento sustentáveis no município da Serra, uma síntese da vida plena, protegida pelos direitos humanos.

Segue, abaixo, o detalhamento da programação da Semana de Direitos Humanos - 2021:

Encontro Inter-Conselhos: Dias 01 e 02 de dezembro, no auditório da Faculdade Multivix e com transmissão pelo Canal Educa Serra, no Youtube. 

“Este é Meu Nome”, mutirão de cidadania para pessoas trans: Dia 03 de dezembro, das 13 às 17 horas, no CRAS de Laranjeiras. 

Inauguração do CRJ - Centro de Referência da Juventude: 04 de dezembro, às 10 horas, em Feu Rosa. 

Live “Benefício de Prestação Continuada para idosos e pessoas com deficiência”: Dia 06 de dezembro, às 19h30. 

“Direitos Humanos é Pop” - oferta de serviços à população em situação de rua: Dias 10 de dezembro, das 8 às 16 horas, no Centro Pop. 

Mostra de vídeos “Cinema e Direitos Humanos”: Dia 10 de dezembro, às 19 horas, no Parque da Cidade. 

Ônibus Rosa - Lei Maria da Penha Itinerante: Dia 10 de dezembro, das 8 às 17 horas, na Praça de Feu Rosa. 

“Direitos Humanos é Pop” - oferta de serviços de saúde à população em situação de rua: Dia 11 de dezembro, das 8 às 16 horas, no Centro Pop.

Praia de Todas as Cores (atividades lúdicas para a população LGBTQIA +): Dia 12 de dezembro, das 8 às 12 horas, na Praia de Jacaraípe.

“Direitos Humanos é Pop” - oferta de serviços de corte de cabelo à população em situação de rua: Dia 13 de dezembro, das 8 às 16 horas, no Centro Pop.

*Informações da programação alteradas no dia 02/12