Nova oportunidade: pessoas em situação de rua voltam à sala de aula

O trabalho com os estudantes vai aproveitar os saberes já pertencentes a eles.

Nova oportunidade: pessoas em situação de rua voltam à sala de aula


Texto: Daiane Freire - Foto: Tom Paparazzy/Secom-PMS

Para fechar a semana bem, por que não falar de inclusão e acesso à escolarização?

A Secretaria Municipal de Assistência Social da Serra (Semas), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Sedu), lançou neste dia 01 de outubro a aula inaugural da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Centro Pop. O evento contou com apresentação musical, depoimentos de pessoas que superaram a condição de rua, declamação de poemas, entre outros.

A secretária de Assistência Social, Cláudia Silva, falou sobre a importância do projeto.

“O nosso objetivo é minimizar os impactos educativos e sociais na vida de jovens e adultos em situação de rua no município de Serra. Nós queremos a redução das problemáticas sociais alargadas pela pandemia, garantindo o direito desses sujeitos à educação, uma vez que não há, por ora, identificação com os espaços escolares formais”, afirmou.

O secretário de Educação da Serra, Alessandro Bermudes destaca que, “com o Projeto lançado, serão montadas oficinas ou salas alfabetizadoras em espaços alternativos que atendam a diversidade da população em situação de rua, estabelecendo o diálogo como fundamento metodológico com a multiplicidade de características e experiências, como as fases da vida, as condições de trabalho, identidade cultural, ética, participação social e a linguagem e suas expressões”.

O projeto acontece por meio de oficinas pedagógicas que visam aproximar o público alvo das questões da atualidade e do ambiente escolar. Serão ofertadas temáticas envolvendo língua portuguesa; meio ambiente; matemática básica e questões relacionadas ao município como, por exemplo, cultura serrana, o nascimento da Serra e o crescimento populacional. Serão atendidos uma média de 10 a 15 estudantes nessa modalidade.

Cabe destacar ainda que, o foco dessas disciplinas ofertadas será a multidisciplinaridade como forma de valorizar os saberes, experiências, história de vida e estreitar os vínculos com as pessoas que se encontram em situação de rua. Além disso, articular com as escolas que ofertam a modalidade EJA, a inserção dessas pessoas nos espaços escolares em 2022.

Na ocasião, foram entregue kits de material escolar aos estudantes que serão atendidos pelo serviço, que ocorrerá de outubro a dezembro de 2021, três vezes por semana com duração de duas horas.