Respostas para as perguntas mais frequentes sobre o CadÚnico

Informações irão facilitar e dar celeridade ao atendimento

Respostas para as perguntas mais frequentes sobre o CadÚnico


Texto: Rodrigo Da Costha - Foto: Reprodução/Google

O programa da Secretaria Nacional do Cadastro Único (Secad) é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Nele, são registradas informações como características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras.

Para sanar algumas dúvidas, a Secretaria de Assistência Social da Serra (Semas) lança uma nova aba com Perguntas Frequentes sobre o Cadastro Único.

Basta clicar no menu da Semas ao lado esquerdo da página principal da Prefeitura da Serra e acessar o arquivo em PDF onde estarão informações como atualização de cadastro, por que manter o cadastro atualizado e quem pode se cadastrar, por exemplo.

Para a Secretária da pasta, Lilian Mota, essas informações são importantes, pois assim o processo de cadastro e de atualização dos dados ganha mais agilidade.

“É importante que o munícipe tenha essas informações em mãos, pois ao fazer a ligação ele já é atendido de forma mais rápida. A Semas tem aprimorado cada vez mais os serviços de atendimento, colocando novas linhas e capacitando novos cadastradores. Agora, implanta mais essa aba de informação para o munícipe", comentou.

 

App Meu CadÚnico

O aplicativo possibilita que a família consulte suas informações no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, podendo emitir comprovante de cadastramento, ver se há alguma pendência no cadastramento, ou fazer consultas diversas.

Pode ser baixado através dos links:

Android

https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.mds.cadastrounico

IOS

https://apps.apple.com/br/app/meu-cad%C3%BAnico/id1405740503

Lançado em 2018 e disponibilizado nas plataformas para celulares com sistema operacional Android e IOs, a ferramenta já foi baixada mais de 238 mil vezes. O número pode ser ainda maior diante da quantidade de famílias incluídas no Cadastro Único: mais de 27,9 milhões.

*Com informações do Ministério da Cidadania.