Semas participa da posse do novo Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência

Texto: Daiane Freire - Foto: Edson Reis/Secom-PMS

A Secretaria de Assistência Social da Serra (Semas) participou na última segunda-feira (27), da posse aos novos membros do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Serra, um espaço de participação democrática com a finalidade de reunir e alinhar as demandas sociais acerca dos direitos e garantias das pessoas com deficiência.

A solenidade aconteceu no Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Porto Canoa e contou com a presença do prefeito Sergio Vidigal, da secretária de Assistência Social, Cláudia Maria, da -secretária de Políticas Públicas para Mulheres (Seppom), Gracimeri Gaviorno, do presidente do Conselho, Raíque José de Souza, além de representantes da sociedade civil e do poder público municipal.

O prefeito Sergio Vidigal disse que a participação dos conselhos na gestão é de extrema importância para que se tenha agilidade na execução e na garantia desses direitos.

“Nós temos um longo caminho a percorrer, mas o nosso desejo e compromisso é fazer da Serra, através do debate e da efetiva aplicação das ações, referência em políticas públicas em prol das pessoas com deficiência”, afirmou Vidigal.

Já Cláudia, alertou sobre as formas como são aplicados os recursos que devem não só incentivar o empoderamento, como também o profissionalismo e a emancipação das pessoas com deficiência, pois não se trata de um favor e sim de um direito.

“A posse representa um ato de união entre o poder público e a sociedade civil na busca pelo fortalecimento e criação de novas políticas públicas em benefício das pessoas com deficiência. A composição dos conselhos é extremamente importante para a nossa sociedade, porque possibilita a maior participação das pessoas no trabalho do poder público. Na Semas estamos norteados pela inclusão e pela sensibilidade, pois entendemos que somos todos iguais, principalmente, em nossos direitos. Só temos a agradecer todos àqueles que colocaram seu nome à disposição desta causa e desejamos que façam uma excelente gestão sabendo que a administração municipal será sempre parceiro deste trabalho”, afirmou.

Gracimeri Gaviorno assegurou que os Direitos Humanos sã,o sobretudo, acerca da vida cotidiana da população, “pois está em todos os lugares, ou seja, na rua, na acessibilidade, na mobilidade, na saúde, no bem estar físico e mental e na família”.

A posse contou ainda com a presença do cantor Leno Fonseca abrilhantando o evento, e encerrou com uma singela confraternização preparada pela diretoria do Conselho e Centro de Convivência do Idoso de Porto Canoa.