Seminário abre as comemorações de 171 anos da Insurreição do Queimado

O evento acontece no Cras de Laranjeiras

Seminário abre as comemorações de 171 anos da Insurreição do Queimado


Texto: Djeisan Maria - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

A Prefeitura da Serra realiza nesta sexta-feira (13) e sábado (14) um seminário que marca o início das comemorações da Insurreição do Queimado 2020, que contará com uma programação diversificada. São 171 anos do principal movimento contra a escravidão ocorrido no Espírito Santo. 

Na sexta-feira (13), o encontro será a partir das 18 horas e vai trazer uma palestra sobre a história do sítio e a contextualização do Queimado - considerado patrimônio cultural capixaba - no cenário nacional. 

No sábado (14), as atividades começam às 8 horas. Em pauta, o processo para a restauração do Sítio Histórico e a importância que o fato tem para o movimento negro e as novas perspectivas de sustentabilidade para Queimado. 

“Queimado é um marco histórico da luta pela libertação dos escravizados e essa restauração inicia um novo ciclo de contar a história, mas também de potencializar o valor cultural e turístico das ruínas e do sítio histórico como um todo”, comenta a secretária de Direitos Humanos e Cidadania, Lourência Riani.

O seminário é uma parceria entre a prefeitura e o Fórum Chico Prego.

Programação Seminário "Devolutivas do Processo de Restauro e Novas Perspectivas de Sustentabilidade para Queimado".

  • Sexta-feira (13)

18:00 – Credenciamento

18:30 – Acolhida

18:40 – Atração Cultural

18:50 – Composição da Mesa

19:00 – Palestra Queimado: Sua Contextualização no Cenário Nacional e Perspectivas Futuras, com o professor e cientista social Sandro da Silva Santos

20:00 – Debate

20:30 – Homenagens aos guerreiros e guerreiras do Queimado

21:30 – Encerramento 

  • Sábado (14)

8:00 – Credenciamento

9:00  –  1ª MESA: A Resistência e a Resiliência no Caminhar dos 20 anos de Luta, com Madalena Teles, historiadora e coordenadora do Fórum Chico Prego

9:30 – A Legalização do Restauro e o Tombamento Nacional, com Elisa Machado Taveira, superintendente do IPHAN

10:00 – Acompanhamento das Questões Legais do Território, com Lourência Riani, secretária de Direitos Humanos e Cidadania da Serra (SEDIR)

10:30 – Memória do Restauro e Perspectivas, com Alessandre Motta Rios, secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (SETUR)

11:00 – Papel do Conselho Estadual de Cultura no Processo de Restauro das Ruínas do Queimado e Diálogo com Outros Órgãos do Controle Social, com o Conselho Estadual de Cultura  (CONCULT)

12:00 – Almoço

13:30 – 2ª MESA: Pesquisa Arqueológica do Queimado, com Gilcelia Miranda, historiadora e técnica administrativa do Museu Histórico da Serra (SETUR)

14:00 – Pesquisa e Referência Cultural de São José do Queimado, com Diego Alves, do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)

14:30 – Queimado: Hoje e Amanhã na Ótica de Perspectivas e Sustentabilidade, com Lourência Riani, secretária de Direitos Humanos e Cidadania da Serra (SEDIR)

15:00 – Encerramento