Resgates de animais silvestres aumentam 40% em 2020

Aumento da movimentação de animais silvestres em áreas urbanas tem a ver com a diminuição do trânsito de veículos e pessoas nas ruas

Resgates de animais silvestres aumentam 40% em 2020


Texto: Gabriela Conti - Foto: Everton Nunes / Secom PMS

Com a pandemia do novo coronavírus, muitas famílias têm ficado em casa, há menos fluxo de veículos e pessoas nas ruas. Como reflexo desse comportamento, mais animais silvestres têm aparecido nas áreas urbanas. É o que mostram os números de resgates feitos pela Fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente (Semma) da Serra. 

No primeiro semestre de 2020, houve um aumento de cerca de  40% de resgates de animais silvestres, comparado ao mesmo período do ano passado. Ao todo, de janeiro a junho, foram 262 chamados para resgate. Em 2019, no mesmo período, foram 185. 

Entre os animais que mais aparecem nas áreas urbanas estão as cobras e os gambás. Mas também há chamados para resgate de outros bichos mais "incomuns" como raposa, jacaré e bicho-preguiça. 

De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Áurea Almeida, esse aumento da movimentação de animais silvestres em áreas urbanas tem a ver com a diminuição do trânsito de veículos e pessoas nas ruas. 

Resgate

Os animais machucados são encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), que fica na Área de Proteção Ambiental (Apa) da lagoa Jacuném, em Barcelona. O local pertence ao Ibama. 

Lá, eles recebem cuidados veterinários, são recuperados e reintroduzidos em seu habitat natural. Quando os animais são resgatados em boas condições de saúde eles são soltos de volta na natureza imediatamente.

Denúncias

Os moradores que encontrarem animais silvestres devem acionar a equipe de resgate nos telefones (27) 3291-7435 ou (27) 99951-2321. Importante ressaltar que maltratar animais é crime.