Serra abre 38 vagas para táxis acessíveis   

O objetivo é garantir os direitos de todos

Serra abre 38 vagas para táxis acessíveis   


Texto: Rafael Ferraz - Foto: Divulgação

A Serra vai contar com táxis acessíveis em 2019 para priorizar o atendimento às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Serão 70 mil beneficiados.

Outra novidade é que os táxis acessíveis não terão pontos fixos. A secretária de Desenvolvimento Urbano, Mirian Soprani, ressalta que eles vão poder atuar por toda a cidade. “Desde que outro táxi acessível não esteja parado no mesmo ponto”, completou.

Ter equipamentos que viabilizam o embarque e desembarque por cadeira de rodas; possuir uma porta de serviço e uma de emergência; e o veículo ser de cor branca são algumas características que os carros deverão apresentar para estar de acordo com as normas.

Para garantir a segurança dos passageiros, os veículos vão ser vistoriados anualmente, e terão que estar de acordo com as características previstas em Lei. “Inclusive, vamos checar a vida útil do veículo, que não poderá passar de oito anos”, afirma Mirian.

O município tem 386 táxis comuns cadastrados, distribuídos em vários pontos da cidade.

Os interessados em empreender neste segmento devem participar do processo licitatório. A documentação e a forma de cadastro vão estar detalhadas no edital que será publicado nos próximos dias.

O prefeito da Serra, Audifax Barcelos, explica que esse é um passo importante para a inclusão no transporte público do município. “Estamos garantindo um serviço especializado para essas pessoas”, disse.