Serra ainda tem 1.970 vagas para vacinar contra a Covid-19

As vagas são para primeira e segunda dose

Serra ainda tem 1.970 vagas para vacinar contra a Covid-19

Texto: Andreia Soares - Foto: Divulgação/Sesa-PMS

A Serra ainda tem 1.970 vagas disponíveis para a vacinação contra a Covid-19. As vagas são para primeira e segunda dose. O agendamento deve ser feito no site da Prefeitura da Serra, no link http://gti.serra.es.gov.br/saude/ e a imunização ocorrerá nesta sexta-feira (11), sábado (12) e segunda-feira (14).

Públicos com vagas disponíveis

- Pessoas com comorbidades da fase 1 (síndrome de down, deficiência mental/intelectual, obesidade mórbida, doença neurológica crônica, doença renal crônica em diálise, fibrose cística) e demais comorbidades da fase 2 que tenham idade entre 18 e 59 anos;

- Pessoas com deficiências permanentes cadastradas ou não no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), também na faixa etária de 18 a 59 anos;

- Pessoas sem comorbidades com idade entre 50 e 59 anos;

- Idosos acima de 60 anos para 1ª dose;

- Trabalhador da Saúde para 2ª dose da AstraZeneca;

- Idosos acima de 75 anos para 2ª dose da AstraZeneca.

Locais de vacinação

Nesta sexta (11) e segunda (14), a vacinação ocorrerá nas seis unidades regionais de saúde (Boa Vista, Jacaraípe, Serra Sede, Serra Dourada, Novo Horizonte e Feu Rosa). Também haverá pontos de vacinação nas Unidades Básicas de José de Anchieta, Central Carapina, Jardim Tropical, São Diogo, Manguinhos, Planalto Serrano A, São Marcos, Taquara II e Eldorado. Outro ponto de imunização será no Parque da Cidade.

No sábado (12), entre os locais de vacinação estão as unidades regionais de saúde de Feu Rosa, Boa Vista e Serra Sede, além das unidades básicas de saúde de Carapebus, São Diogo e Eldorado, dentre outras

Documentos exigidos

Quem tem comorbidades deverá apresentar o laudo médico ou a declaração do enfermeiro do serviço de saúde onde o usuário faz o tratamento ou a prescrição médica contendo a descrição da comorbidade. A receita de medicamentos não será aceita.

As pessoas com deficiências permanentes cadastradas ou não no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) deverão apresentar documento com foto.

Para os deficientes, serão aceitos como comprovação da condição laudo médico indicando a deficiência existente; declaração do enfermeiro do serviço de saúde onde o usuário faz acompanhamento; cartão de gratuidade no transporte público que indique condição de deficiência permanente; documentos comprobatórios de atendimento da pessoa com deficiência permanente em centros de reabilitação ou unidades especializadas no atendimento de pessoas com deficiência; documento oficial de identidade com a indicação da deficiência que indique se tratar de pessoa com deficiência permanente.

Para as condições de evidente deficiência permanente, a pessoa é isenta de apresentação de documento comprobatório.

Os laudos/declarações ficarão retidos na sala de vacinação e precisam ser de 2018 em diante. Por isso, é necessário que a pessoa leve o original do documento e a cópia.

Intervalo entre vacinas

É preciso estar atento ao intervalo das vacinas. Caso já tenham tomado a vacina contra a Covid-19, é necessário respeitar o intervalo de 14 dias para tomar a vacina contra a gripe.