Serra autoriza implantação do projeto Cidade Humana, Inteligente, Criativa e Sustentável

A cerimônia aconteceu nesta segunda-feira (29)

Serra autoriza implantação do projeto Cidade Humana, Inteligente, Criativa e Sustentável


Texto: Djeisan Maria - Foto: Edson Reis/Secom-PMS

A Prefeitura da Serra deu um importante passo para tornar a cidade humana, inteligente, criativa e sustentável. Na manhã desta segunda-feira (26) a administração autorizou o início da prestação de serviços pelo Instituto Brasileiro de Cidades Humanas, Inteligentes, Criativas e Sustentáveis (IBRACHICS)

O projeto trabalha questões de inteligência aplicadas à governança, pessoas, ambiente, mobilidade, vida, economia e financiamento. Durante a cerimônia, o prefeito Sérgio Vidigal, comentou que o projeto é transversal, ou seja, vai envolver todos os setores da administração e está para além da gestão atual. “Estamos todo o Executivo, o Legislativo, o setor produtivo e as organizações porque as mudanças irão possibilitar conquistas permanentes para a população”, afirma o prefeito

A secretária de Planejamento Estratégico e Tecnologia da Informação, Juliana Prado, disse que por meio da implantação das ações o atendimento à população será otimizado, porque os serviços da prefeitura estarão mais integrados e ágeis. “Consideramos que o importante é usar a tecnologia a favor das comunidades”, pontua Juliana

O presidente do IBRACHICS, André Gomide, informou será feito um plano estratégico de acordo com as potencialidades e gargalos do município. O primeiro passo para implantação do projeto será um treinamento que acontece nesta quinta-feira (02) e envolverá representantes de todas as secretarias municipais.

Cidades Inteligentes, Criativas e Sustentáveis (CHICS)

Segundo informações do Instituto, uma Cidade Humana, Inteligente, Criativa e Sustentável é aquela que faz uma gestão integrada, integral, sistêmica e transversal de suas cinco camadas: as pessoas; o subsolo; o solo; a infraestrutura tecnológica; e as plataformas: Internet das coisas, Inteligência Artificial e Blockchain, construindo uma cidade boa para viver, para estudar, para trabalhar, para investir e para visitar, de forma sustentável, criativa e com alta qualidade de vida. 
 
As CHICS utilizam as tecnologias da informação e da comunicação (TIC), a Internet das Coisas (IoT), a Inteligência Artificial (IA) e a Blockchain (Bcn) como meio para ter eficiência e eficácia na gestão. Ela se organiza, planeja, e executa ações, estabelecendo sistemas entre governo, empresas, academia, ONGs e comunidade, que interagem de forma coletiva, utilizando a criatividade social, econômica, cultural e política de forma inteligente, tendo como finalidade a melhora da qualidade de vida e o aumento da FIB (Felicidade Interna Bruta) de sua população.