Serra avança em Indicador de Ambiente de Negócios

Serra avança em Indicador de Ambiente de Negócios

Texto: Jéssica Romanha - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

A Serra avançou no índice que aponta onde o ambiente de negócios é mais favorável ao empreendedor. O Indicador de Ambiente de Negócios (IAN), divulgado pela Federação das Indústrias do Estado (Findes), mostra a cidade em 2º lugar no ranking, atrás apenas da capital do Espírito Santo, Vitória.

Em 2019, a Serra estava em terceiro lugar em seu cluster*, formado por Serra, Vitória, Cariacica e Vila Velha. Porém, em 2020 ultrapassou a cidade de Vila Velha, que ocupava a segunda posição.

Segundo os dados, a Serra se mantém na liderança frente aos três municípios em pontos básicos como: cobertura de coleta de resíduos domiciliares e taxa de investimento (capacidade do município de realizar investimento público).

A Serra também melhorou seus indicadores de Segurança Pública, Educação e Saúde, e melhorou o indicador de Liquidez (esse indicador apresenta a disponibilidade de recursos do município para honrar os seus compromissos já contratados, mas que ainda não foram quitados).

O prefeito da Serra, Audifax Barcelos, comentou sobre os avanços da cidade, mesmo diante de uma pandemia. “Somos a cidade mais populosa do Espírito Santo e temos conseguido grandes resultados nos campos econômico e social”.

Audifax também ressaltou o grande potencial econômico da Serra, bem como a localização estratégica e a vocação natural para os negócios. “Os investimentos constantes em obras, infraestrutura, lazer, saúde e educação têm colaborado para criar um ambiente de negócio cada vez melhor. Já avançamos bastante e estou seguro de que em um futuro bem próximo seremos capazes de trazer para a Serra novas e importantes empresas e investimentos, para incrementar ainda mais a economia da nossa cidade",  afirmou Barcelos.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico da Serra, José Eduardo Azevedo, o indicador é uma ferramenta importante para que os gestores e empreendedores acompanhem os avanços e as políticas públicas sejam aprimoradas.

O índice é composto por 39 indicadores, divididos em 10 categorias (condições urbanas, segurança pública, transporte, acesso ao crédito, diversidade econômica, inovação, tamanho do mercado, educação, saúde e qualificação da mão de obra), agregadas em 4 eixos (infraestrutura, capital humano, gestão fiscal e potencial de mercado).

*Cluster é o processo de agrupamento de municípios conforme suas caraterísticas semelhantes em termos de população, microrregião, Índice de Gini (instrumento para medir o grau de concentração de renda em determinado grupo) e o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM).