Serra conta com Centro de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher

Espaço atua de forma integrada com outras secretarias municipais, com a Guarda Civil Municipal e com a rede de proteção estadual.

Serra conta com Centro de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher


Texto: Marcos Sacramento - Foto: Freepik

A Serra é o único município do Espírito Santo a ter uma secretaria voltada exclusivamente para a promoção de políticas públicas para mulheres. Esta secretaria, a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (Seppom), realiza, entre outras ações, o acolhimento e atendimento a mulheres vítimas de violência. Para estes casos, a porta de entrada é o Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (Cramvis). 

O Cramvis, administrado pela Seppom, funciona integrado com a rede de proteção à mulher vítima de violência e realiza o acolhimento desta mulher, de forma personalizada, por meio de atendimentos que contemplam desde o atendimento psicossocial a encaminhamento de mulheres em riscos de morte para abrigos. 

Estes atendimentos podem ser por agendamento, de forma espontânea ou por meio de encaminhamentos vindos da Delegacia da Mulher, do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), da rede de saúde, de educação ou mesmo de entidades da sociedade civil. 

O centro atua, ainda, de forma integrada com as demais secretarias municipais, com a Guarda Civil Municipal e com a rede de proteção estadual. “Todas as mulheres atendidas são incluídas no banco de dados da secretaria, com grupos no Whatsapp, para que sejam informadas sobre cursos de qualificação e oportunidades de trabalho. Trata-se de um serviço completo, que apoia a mulher no enfrentamento à violência, apoio psicológico,  emancipação financeira e inserção no mercado de trabalho formal ou informal”, explica a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Lilian Mota. 

Os agendamentos para atendimentos do Cramvis são realizados de segunda a sexta das 8h às 17 horas, pelo telefone (27) 33287500 ou pelo whatsapp (27) 998362909. Também é feito atendimento por demanda espontânea, sem necessidade de agendamento. O centro fica na rua Major Pissarra, número 12, Serra Centro.

No ano passado, o Cramvis realizou 1292 atendimentos. Neste ano de 2023, até esta segunda-feira, 27 de março, foram 212 atendimentos. 

Serviço:

Atendimentos oferecidos pelo Cramvis: 

- Atendimento psicossocial;

- Atendimento da Justiça de Família;

- Encaminhamento para o abrigamento sigiloso (casos de risco de morte);

- Encaminhamento para o abrigo de passagem (casos sem risco de morte);

- Encaminhamento para capacitação profissional; 

Telefones de contato: 

- (27) 33287500;

- (27) 998362909 (Whatsapp)

Endereço: 

Rua Major Pissarra, número 12, Serra Centro. Funcionamento das 8h às 17 horas, de segunda a sexta-feira.