Prefeitura cria sistema de cores para pacientes não esquecerem de tomar remédios

A orientação adequada quanto ao uso de medicamentos e ingestão na hora certa é de extrema importância para o sucesso do tratamento

Texto: Amanda Amaral - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

Para evitar que os pacientes esqueçam de tomar o remédio e para que eles tomem o medicamento na hora certa, a Prefeitura da Serra criou o Adesivo do Tempo e aperfeiçoou o projeto com um sistema de cores para medicamentos específicos.

Os adesivos possuem imagens referentes aos períodos da manhã, tarde, noite, após ou antes das refeições, e jejum, com figuras de relógio, sol e lua. A novidade são os círculos coloridos. Cada um deles representa um dos remédios de hipertensão e/ou diabetes. O metoprolol, por exemplo, é cor azul. Já o furosemida, vermelho.

É o farmacêutico da unidade de saúde que orienta o modo de usar o medicamento e o identifica com os adesivos. O público-alvo desse trabalho são os pacientes com dificuldade de leitura, idosos e os que apresentam dificuldade na organização dos horários em razão do uso de diferentes remédios.

O importante é criar uma rotina de utilização e correlacionar as cores e medicamentos. A orientação adequada quanto ao uso de medicamentos e ingestão na hora certa é de extrema importância para o sucesso do tratamento.