Serra dá as boas-vindas aos diretores eleitos e reeleitos pela população

Os diretores escolares foram escolhidos em Escuta Pública

Serra dá as boas-vindas aos diretores eleitos e reeleitos pela população

Texto: Andreia Soares - Foto: Divulgação/Sedu

Com a maior rede de ensino municipal do Espírito Santo, a Serra realiza, nesta semana, a posse dos 142 diretores escolares eleitos e reeleitos para a gestão de 2022 a 2025.

Os diretores assumiram no dia 03 de janeiro e passaram pela Formação, realizada pela Subsecretaria Administrativa da Secretaria de Educação da Serra (Sedu), nos dias 10 e 11 de janeiro.

Escuta Pública

Os gestores foram escolhidos por meio de Escuta Pública, com forte participação da comunidade escolar. No dia 25 de novembro de 2021, a população da Serra definiu o quadro de diretores para o próximo triênio.

A subsecretária Administrativa de Educação da Serra, Elciene Magalhães, falou sobre a importância da integração da população no momento da escolha dos gestores escolares.

"A participação da comunidade escolar na escolha de seu diretor é uma defesa dessa gestão que busca garantir esse importante fator do fortalecimento da democracia nas escolas", declarou Elciene Magalhães.

Gestão Democrática

Na Serra, a gestão escolar é feita de forma democrática, ouvindo a comunidade escolar com integração cada vez mais forte entre a escola, as famílias das crianças e alunos matriculados na rede.

O prefeito Sergio Vidigal destacou que esse modelo de gestão na rede municipal de ensino foi estabelecida ainda nos anos 1990, durante seu primeiro mandato como prefeito da Serra.

“Em 1997, como prefeito, tive a oportunidade de implantar a gestão democrática na educação da Serra. Os diretores escolares são essenciais para que as nossas unidades de ensino atuem de maneira articulada pelo bom desempenho no processo de ensino- aprendizagem. Além disso, o trabalho deles contribui para reduzir as desigualdades, combater a evasão escolar e formar cidadãos mais conscientes e preparados para o mundo. Ao ser ocupado, este cargo deve cumprir o compromisso com os resultados de aprendizagem dos nossos estudantes. Precisamos, juntos, garantir uma educação pública e de qualidade, acessível e inclusiva”, destacou Sergio Vidigal.