Serra debate PPA com ampla participação popular

As discussões acontecem durante toda quinta-feira em grupos temáticos

Serra debate PPA com ampla participação popular

Texto: Leonardo Quarto - Foto: Reprodução/Facebook

A audiência pública do Plano Plurianual (PPA) 2022-2025 e também o debate sobre a Lei de Orçamentária Anual (LOA) 2022, foi realizada de forma virtual nesta quinta-feira (22). O evento contou com a participação do prefeito da Serra, Sergio Vidigal, e foi conduzido pela secretária de Planejamento Estratégico da Serra, Juliana Prado.

O vice-prefeito da Serra, Thiago Carreiro, vereadores e diversos secretários também estiveram presentes.

As discussões acontecem durante toda quinta-feira em grupos temáticos: desenvolvimento humano e qualidade de vida, desenvolvimento econômico e sustentável, desenvolvimento urbano e meio ambiente, gestão pública e transparência e ainda e integração metropolitana.

Todas as sugestões apresentadas serão reunidas no PPA, que definirá programas para os próximos quatro anos na Serra. O documento irá alinhar o plano de governo feito pela administração municipal com sugestões provenientes dos cidadãos. A LOA define a aplicação dos recursos públicos para o orçamento que será executado em 2022 pela administração municipal.

O prefeito da Serra, Sergio Vidigal, destacou a importância da participação popular na gestão pública.

“Temos 43 programas e mais de 250 ações no nosso programa de governo, que está contemplado no PPA. A democracia nos permite repactuar ações.  Queremos uma cidade humana, criativa e sustentável e nosso trabalho é para envolver e integrar a cidade. Conto com a participação de cada um de vocês para construir uma nova Serra”, afirmou.

Para o vice-prefeito, Thiago Carreiro, o grande objetivo de todos é mudar a cidade para melhor. “Quando nos propomos a participar da gestão, somos deparados com as mais diversas situações e realidades. A cidade é desigual e estamos sempre abertos para boas ideias. Deixo essa mensagem para o cidadão: a forma que você quer a cidade é importante para nós. Não deixe de participar”, convidou.

A secretária de Planejamento da Serra, Juliana Prado, lembrou todo o caminho percorrido até o debate da PPA.

“Foram muitas conversas e reuniões. A audiência pública da LDO teve 170 participantes e dezenas de propostas. Chegamos a 43 programas. Tenho certeza que a Serra vai dar um salto”, comemorou.

Representando a Câmara da Serra, o vereador Cleber Serrinha parabenizou a administração.

“Em pouco tempo o prefeito já mostrou muito trabalho, muitas obras. Esse momento é importante para tirar dúvidas e saber como serão realizados os programas. Não tenho dúvidas que a cidade ficará melhor”, disse.

A presidente da Federação dos Moradores da Serra (FAMS), Marilene Gomes Almeida, destacou a importância do PPA para a gestão.

“O movimento popular deve participar dessas ações. A partir dessas decisões a Serra vai realizar as ações. Nosso bem maior é o município, queremos ver a saúde e a educação melhorarem e para isso temos que ficar por dentro das ações, queremos participar e estamos aqui”, avaliou.

Já o presidente da Associação Municipal do Orçamento (AMO), Guilherme Lima, se disse honrado em debater a cidade.

“Vamos juntos conduzir o desenvolvimento desta cidade. O orçamento é a ferramenta mais importante para combater a desigualdade. A pandemia mostrou como a cidade é desigual. Temos a oportunidade hoje de melhorar a vida das pessoas. A associação é parceira do município. Vamos debater e contribuir com essas peças do orçamento”, afirmou.