Serra divulga programação do Agosto Lilás

Webnários e execução de projetos estão nas atividades

Serra divulga programação do Agosto Lilás

Texto: Djeisan Maria - Foto: Secom/PMS

Para marcar o início do Agosto Lilás, mês que é símbolo do enfrentamento à violência contra as mulheres, a Serra vai lançar o programa Conta Comigo, que reúne diversas ações para proteção à mulher. O evento acontece nesta segunda-feira (02), às 9 horas, no Jardim Botânico, em Serra Sede.

Estão incluídos neste pacote os projetos Empenhados pela Paz, Absorvendo o Bem e, ainda, o selo social Conta Comigo. A secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Gracimeri Gaviorno, explica que combater a violência vai além de punir o agressor, é preciso dar condições para que a vítima supere essa condição.

“Nossas ações acontecem no sentido de ofertar alternativas dignas para que a mulher possa desenvolver a autonomia financeira e psicológica, seguindo a sua vida em paz”, pontuou Gracimeri.

Um dos projetos lançados nesta segunda, o Empenhados pela Paz, faz uma sensibilização e capacitação de proprietários e colaboradores de barbearias para desconstrução do machismo. Também são alvo do projeto, salões de beleza que atendam o público feminino. No caso, as pessoas que trabalham nesses locais serão capacitadas para encaminhar vítimas de violência para a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (Seppom)

O selo Conta Comigo será concedido a empresas que queiram contratar mulheres que sofreram violência. O encaminhamento será por meio do Sine, respeitadas as exigências da empresa para o cargo. Já o projeto Absorvendo o Bem vai ofertar absorventes para meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade.

Além dessas ações, para marcar o Agosto, a sede administrativa da Prefeitura da Serra estará iluminada com a cor lilás. Além disso, as contas de energia do município trarão uma mensagem de apoio para que as mulheres saibam onde procurar ajuda em caso de violência.

Gracimeri revelou, também, que ainda faz parte da programação deste mês, uma qualificação que será ofertada para o efetivo da Guarda Civil Municipal sobre abordagem em caso de violência doméstica, webnários, entre outras atividades.