Serra faz mais de 25 mil atendimentos no CadÚnico em 180 dias

Serra faz mais de 25 mil atendimentos no CadÚnico em 180 dias

Texto: Elisa Rangel - Foto: Divulgação/Semas

A Prefeitura da Serra, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), tem intensificado as ações para que os munícipes mantenham o Cadastro Único atualizado e que, assim, consigam ter acesso aos benefícios ofertados pelo poder público, como Auxílio Brasil, Serra Social, BPC, entre outros. Nos primeiros seis meses deste ano foram feitos mais atendimentos do que em todo o ano de 2021.

A secretária municipal de Assistência Social, Cláudia Silva, afirmou que, de janeiro a junho, foram realizadas 14.283 atualizações do CadÚnico e 11.307 novos cadastros, totalizando 25.590 atendimentos. Já ao longo de todo o ano de 2021, foram 20.915 atendimentos, sendo 12.950 atualizações e 7.965 novos cadastros.

“Nós temos o compromisso de atender todos os munícipes que precisarem atualizar e/ou fazer a inscrição no CadÚnico. Por isso, além do aumento do número de agendamento para atualização nos nossos Cras, também levamos o atendimento para dentro dos bairros. Fomos até as pessoas, porque garantir o direto à cidadania é uma das prioridades da gestão do nosso prefeito, Sergio Vidigal”, declarou Cláudia Silva.

Em 2021, a prefeitura ampliou a equipe que faz o cadastro e a atualização dos dados dos moradores nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) distribuídos em nove territórios do município.  Além dos Plantões CadÚnico nos bairros, a atualização também é levada em diversas ações, como o Projeto Valorizar e o Programa Família Presente.

“Os Cras estão em atendimento diário com foco nessa demanda. Em toda oportunidade que temos, levamos uma equipe até aos bairros para que os moradores possam atualizar os dados do CadÚnico”, concluiu a secretária.

De janeiro a junho deste ano, de acordo com a folha de pagamento do Auxílio Brasil, a Serra possui 33.924 beneficiários. Desse total, 9.632 estão com cadastros desatualizados. No entanto, a Semas explica que nem todos estão na lista de focalização e averiguação, já que os cadastros realizados em 2016 e 2017 terão até 31 de dezembro deste ano para serem atualizados.

ATENDIMENTO NOS CRAS

Para atualizar os dados do CadÚnico, o munícipe precisa fazer contato com o CRAS do seu território, que está agendando presencialmente.

Já quem precisa fazer um novo cadastro, o atendimento é realizado na Central de Benefícios, no Cras de Laranjeiras, o agendamento pode ser feito pelo site: www.agendamento.serra.es.gov.br e também pelos telefones (27) 3291-2424, 3318-5819, 3281-4270 e 3328-6116.