Serra faz mutirão para matricular jovens e adultos afastados da escola

As ações começam nesta semana em escolas, e também serão realizadas em igreja e terminal rodoviário no município durante o mês de janeiro

Serra faz mutirão para matricular jovens e adultos afastados da escola


Texto: Jéssica Romanha - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

Muitos jovens e adultos, ainda sem instrução, passam pela dificuldade de não conseguirem ler ou interpretar informações básicas do dia a dia. Para atrair a atenção desse público e facilitar o retorno às salas de aula, a Secretaria Municipal de Educação da Serra (Sedu) anunciou um mutirão de cadastro para matrículas na Educação de Jovens e Adultos (EJA). As ações começam nesta semana e serão realizadas em escolas, igreja e terminal rodoviário no município. 

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil ainda tem 11,3 milhões de analfabetos. Entre as pessoas com 60 anos ou mais, a taxa é de 18,6%, o mais alto percentual entre as faixas de idade. A Unesco, no fim do ano passado, também divulgou que existem em todo planeta 750 milhões de jovens e adultos que não sabem ler e escrever.

O secretário municipal de Educação, Gelson Junquilho, destacou que a educação é um direito e deve ser promovida e incentivada, visando o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

“As ações da Secretaria Municipal de Educação vão acontecer em Jardim Bela Vista, na região de Nova Almeida, Balneário de Carapebus, Belvedere e em Laranjeiras. Fique atento ao nosso cronograma e não deixe de fazer a sua matrícula ou a de seu filho. Ou ainda, aproveite essa facilidade para motivar aquele amigo ou parente que está afastado do estudo a retornar para a escola”, incentivou o secretário da pasta. 

A primeira chamada pública para o cadastro dos futuros estudantes será feita nesta segunda-feira, dia 13, a partir das 8 horas até às 16 horas na EMEF Jardim Bela Vista e EMEF Julite Miranda Freitas. Para realizar o cadastro é importante apresentar documento com foto ou certidão de nascimento e comprovante de residência. Podem se matricular na EJA pessoas desperiodizadas, ou seja, que estão fora do período regular nas escolas ou que pararam de estudar. 

Oferta

A Serra é a maior rede de ensino público do Estado. Em 2019, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) contou com, aproximadamente, 2 mil alunos. Em 2020, segundo o secretário de Educação, Gelson Junquilho, a expectativa é aumentar esse quantitativo. “Estamos de portas abertas para receber esses estudantes que desejam voltar a estudar. As oportunidades estão abertas tanto nas escolas municipais quanto nas estaduais”. 

Na Serra há vagas paras as escolas Aureníria Correa Pimentel (Novo Horizonte); Djanira Maria de Araújo (Nossa Senhora da Conceição); Flor de Cactus (Feu Rosa); João Paulo II (Boa Vista); Jonas Farias (Nova Carapina); Profº Luiz Baptista (Jardim Tropical); Profª Alba Lília Castelo Miguel (Vista da Serra); Serrana (Serra Centro); Sônia Regina Gomes Rezende Franco (Serra Dourada I) e Emef Feu Rosa (Feu Rosa). 

Novas matrículas

Durante todo o ano ficam abertos os cadastros de reservas nas unidades de Educação Infantil da Serra. A matrícula de crianças de 4 e 5 anos é obrigatória.

Já os interessados em realizar matrícula nas Escolas de Ensino Fundamental devem procurar a unidade mais próxima de sua residência. Durante o mutirão também serão recebidos cadastros de pessoas de todas as idades. 

As aulas começam no dia 6 de fevereiro.

Confira o cronograma: 

13 e 14/01 (segunda e terça-feira)
Jardim Bela Vista
Local: EMEF Jardim Bela Vista
Horário: 08 às 16h

13 e 14/01 (segunda e terça-feira)
Região de Nova Almeida
Local: EMEF Julite Miranda Freitas
Horário: 08 às 16h

17/01 (sexta-feira)
Laranjeiras
Local: Terminal de Laranjeiras
Horário: 15 às 20h

22/01 (quarta-feira)
Balneário de Carapebus 
Local: 1º Igreja Batista de Balneários de Carapebus
Horário: 08 às 16h

22/01 (quarta-feira)
Bairro Belvedere
Local: EMEF Belvedere
Horário: 08 às 16h