Escolinha de futebol com técnicas da CBF na Serra

O objetivo do projeto é desenvolver cidadania, evitar evasão escolar e ainda proporcionar uma rede de oportunidades para profissionalização

Escolinha de futebol com técnicas da CBF na Serra


Texto: Bianca Oliveira e Lucas Rezende - Foto: Divulgação/Setur-PMS

Alunos da rede municipal de ensino da Serra vão poder, no contraturno escolar, participar de escolinhas de futebol com a expertise da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) por meio do Projeto Gol do Brasil. O alinhamento dessa parceria começou nesta quarta-feira (26), num encontro do prefeito da Serra, Sergio Vidigal, com Eliana Mutchnik, coordenadora do projeto da CBF.

Por meio do projeto, professores da rede municipal de ensino vão receber treinamentos e também materiais para aplicar, na Serra, os conceitos e metodologias da CBF. Os alunos, além de ir para campo, vão receber acompanhamento de assistência social, já que o objetivo do projeto é desenvolver cidadania, evitar evasão escolar e ainda proporcionar uma rede de oportunidades para profissionalização. 

“Essa parceria vai promover mais saúde e gerar oportunidade, até porque vamos poder descobrir talentos e o futebol se mostra como uma oportunidade profissional. Além de profissionalizar os alunos, combatemos a evasão escolar e diminuímos estatísticas de violência”, diz Vidigal. 

O vice-presidente da Federação de Futebol do Estado, Geovani Silva, e o vice-prefeito Thiago Carreiro, que também é secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, também estiveram presentes na reunião de alinhamento. A expectativa é que o projeto comece, de forma efetiva, em dois meses. 

“A CBF vai ceder materiais, uniformes e ainda certificar os professores. E essa metodologia pode ser aplicada em outros projetos sociais da Serra, ela vai servir para estruturar outras iniciativas já existentes”, salienta Thiago.

O secretário ainda disse que o primeiro núcleo será implantado na Região de Bicanga, Cidade Continental e Balneário de Carapebus.