Serra ganha prêmio por redução de homicídios

O plano municipal de segurança "Serra - Atitudes da Paz" ganhou o Prêmio Inoves Ciclo 2020, que premia iniciativas inovadoras na gestão pública do Espírito Santo. 

Serra ganha prêmio por redução de homicídios


Texto: Marcos de Oliveira e Munik Vieira - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

Um projeto desenvolvido pela Prefeitura da Serra está entre os vencedores do Prêmio Inoves Ciclo 2020, promovido pelo Governo do Estado para premiar iniciativas inovadoras na gestão pública do Espírito Santo. 

Entre os 12 vencedores está o Plano de Segurança e Defesa Social Serra Atitudes da Paz, que contribuiu para que o município da Serra alcançasse índices robustos de redução da criminalidade. 

Implementado em 2014, o Serra Atitudes da Paz organizou-se em torno do trabalho articulado entre as diversas secretarias municipais e outras instâncias da esfera pública, com objetivo de implantar medidas focadas na redução da criminalidade e na promoção da tranquilidade social. 

O Plano englobou desde melhorias no espaço físico do município, como controle do descarte de entulho e aperfeiçoamento na iluminação pública, a investimentos voltados à segurança pública, como a ampliação do Sistema de Videomonitoramento e a criação da Guarda Civil Municipal, passando por iniciativas de assistência social. O plano também contou com as ações das forças de segurança do Estado

Como resultado, a Serra apresentou uma redução considerável no número de homicídios. No período de 2014 a 2019 a taxa de homicídios caiu de 72,20 para 27,4 para cada 100 mil habitantes. 

“Todas as ações de enfrentamento à violência desenvolvidas pelo município nos últimos oito anos, como operações integradas, Operação Dignidade, formação e aperfeiçoamento constante da Guarda Municipal e fortalecimento do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), entre outras, fazem parte das orientações propostas pelo Plano Serra Atitudes da Paz”, explica o secretário de Defesa Social, major Maximiliano Werneck. 

A iniciativa da Prefeitura da Serra disputou com 287 projetos do executivo estadual, executivos municipais e outros poderes e como premiação receberá o recurso de R$ 30 mil para investimento no aperfeiçoamento do projeto.

Confira as ações de todas as secretariais municipais que contribuíram na redução do número de homicídios na Serra

Todas as secretarias envolvidas trabalharam em conjunto, desenvolvendo ações, projetos e programas com o objetivo de otimizar e aperfeiçoar recursos para o alcance de melhores resultados, articulando essa diversidade de ações. 

Secretarias de Desenvolvimento Urbano; Serviços; Obras e Habitação: realizaram melhorias da infraestrutura urbana, habitacional e de valorização do espaço público. 

Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer: atuou através de projetos de esportes e criação de leis de incentivo ao esporte e cultura.

Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda: atuou pelo meio de inclusão produtiva, com cursos de qualificação social e profissional, além da ampliação do atendimento.

Secretaria de Educação: criou programas e projetos educacionais e implantou projetos para fortalecimento do ensino visando a permanência e a aprendizagem do aluno.

Secretaria Municipal de Assistência Social; Políticas Públicas para as Mulheres; Direitos Humanos e Cidadania: promoveram campanhas, seminários e caminhadas relacionadas à segurança, e também executaram programas de prevenção à violência de adolescentes, convivência e fortalecimento de vínculos, proteção social através do fortalecimento da função protetiva das famílias e proteção a população em situação de rua em todo o município.