Serra inicia os trabalhos rumo aos objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU

Serão implementadas 113 ações pela prefeitura alinhadas com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Serra inicia os trabalhos rumo aos objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU


Texto: Marcos Sacramento - Foto: Edson Reis/Secom-PMS

A Prefeitura da Serra promoveu mais um movimento em direção à construção de uma cidade mais sustentável com a assinatura do plano de trabalho para implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). A iniciativa faz parte da adesão do município ao compromisso com os princípios do Pacto Global das Nações Unidas, assinado em fevereiro deste ano. 

O plano de trabalho assinado nesta segunda-feira (13), no gabinete do prefeito Sergio VIdigal, é resultado do trabalho de uma equipe composta por integrantes das secretarias de Direitos Humanos, Planejamento Estratégico e de Políticas Públicas para Mulheres. 

De acordo com o plano de trabalho, serão implementadas 113 ações pela prefeitura, todas alinhadas com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, que abordam temas como  erradicação da pobreza, saúde e bem-estar, saneamento e igualdade de gênero. 

A Comissão Municipal para a implementação dos ODS tem como presidente a secretária de Direitos Humanos e Cidadania, Gracimeri Gaviorno. Na vice-presidência está a secretária de Planejamento Estratégico, Juliana Costa. Como secretárias executivas estão Milena Victor Christ Guimarães, da Sedir, e Rosilane Gripa Bustamante, da Seplae. 

A comissão é composta ainda pelas coordenações de Engajamento, Diagnóstico, Indicadores e Relatório, cujas composições estão no fim da matéria. 

O prefeito Sergio Vidigal parabenizou a equipe e lembrou da importância de ações alinhadas aos ODS em uma cidade que tem  60% da população nas classes D e E, com escolaridade baixa. “Cabe a gente agora chamar os secretários, envolvê-los”, afirmou o prefeito, referindo-se a um dos próximos trabalhos a serem feitos pela comissão, que são a publicação do plano de trabalho e realização de reuniões de sensibilização nas secretarias. 

“Um dos principais compromissos da atual administração municipal é o projeto Cidade Humana, Inteligente, Criativa e Sustentável (CHICS), focado na promoção do desenvolvimento social. A implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) vem se somar a este empenho de trazer mais justiça social ao município da Serra, tendo sempre como foco o ser humano", ressalta a secretária de Direitos Humanos, Gracimeri Gaviorno.  

Pacto Global das Nações Unidas

Lançado em 2000 pelo então secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, o Pacto Global é uma chamada para as organizações alinharem suas estratégias e operações a 10 princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção e desenvolverem ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade. 

O Pacto Global é uma iniciativa voluntária que fornece diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania, por meio de lideranças corporativas comprometidas e inovadoras. 

Conheça os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

1. Erradicação da pobreza;

2. Fome zero e agricultura sustentável;

3. Saúde e Bem-estar;

4. Educação de qualidade;

5. Igualdade de Gênero;

6. Água potável e Saneamento;

7. Energia Acessível e Limpa;

8. Trabalho decente e crescimento econômico;

9. Indústria, Inovação e Infra-estrutura;

10. Redução das desigualdades;

11. Cidades e comunidades sustentáveis;

12. Consumo e produção responsáveis;

13. Ação contra a mudança global do clima;

14. Vida na água;

15. Vida terrestre;

16. Paz, justiça e instituições eficazes;

17. Parcerias e meios de implementação.


Composição das Coordenações  

Coordenação Específica de Engajamento:

Rosilene Bellon - SEDIR

Francielle Pereira - SEPPOM

Fabricia Forza Pereira Lima de Oliveira - SEPLAE

 

Coordenação Específica de Diagnóstico:

Fábio Correia Santana - SEDIR

Débora Libanês da Silva Santos Lisboa - SEPPOM

Janine Pereira Jacinto - SEPLAE

 

Coordenação Específica de Indicadores:

Noemi Dandara Rangel Monteiro - SEDIR

Karmen Lucia Rangel Barroso - SEPPOM

Iaglessilma Pinto dos Santos - SEPLAE

 

Coordenação Específica de Relatório: 

Ricardo Silva Volkers - SEDIR

Beatriz Gomes Cunha - SEPPOM

Daniele Rocha Frasson Ludwig - SEPLAE