Serra lança Guia para Mulheres em Situação de Violência Doméstica

Guia está disponível para download e tem informações como formas de solicitar ajuda e como registrar ocorrências.

Serra lança Guia para Mulheres em Situação de Violência Doméstica

Texto: Rodrigo da Costha, com edição de Marcos Sacramento - Foto: Divulgação-Secom/PMS

O Mês da Mulher ainda não acabou. Entre as ações desenvolvidas neste mês de março, a Secretaria de Políticas para Mulheres (Seppom)  disponibilizou mais um serviço on-line: o Guia para Mulheres em Situação de Violência Doméstica.

O guia pode ser acessado por meio do link e dá informações de como solicitar ajuda em caso de violência, bem como os locais onde as mulheres podem registrar as ocorrências, de forma presencial, on-line ou por telefone.

A Serra foi o primeiro município do Espírito Santo a ter uma secretaria exclusiva para políticas públicas para as mulheres e ao longo dos anos realizou ações de proteção social, de atendimento às mulheres em situação de violência doméstica e de garantia de direitos, através da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPOM).

Nos dois últimos anos, não houve registro de feminicídio na Serra, um indicador de que as políticas de proteção social estão sendo eficazes, principalmente se considerar que, durante muitos anos, o município esteve entre os primeiros colocados no país no crime de feminicídio.

“Essas ações integradas foram pontuais para essa redução e com o lançamento do aplicativo e do guia irão facilitar e aproximar as mulheres em situação de violência a estas políticas, com informações úteis e até mesmo socorro, quando o caso for extremo”, pontuou Lilian Mota, secretária da pasta.

Canais de acesso ampliados

A ampliação dos canais e formas de acesso aos serviços são fundamentais para que mais mulheres tenham informações e sejam encorajadas a sair de situações de violência ou abusivas, realizar denúncias e a pedir medidas protetivas.

Em 2022, por exemplo, houve aumento de 35% no número de registros de boletim de ocorrência por violência doméstica em relação a 2017. Nesse período de cinco anos, houve também aumento de 43,3% no número de Medidas Protetivas de Urgência, solicitadas por mulheres em situação de violência doméstica.

A partir desses dados, pode-se concluir que, entre outros fatores, o fato da mulher ter acesso a informações permite conhecer a rede de atendimento e os mecanismos para acionar e acessar os serviços, buscando ajuda antes que ocorra o crime de feminicídio.

Em casos de Violência Doméstica e Familiar, o município possui um Centro de Referência em Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAMVIS), (linkar matéria passada)  localizado em Serra Sede.

O App Colab também é um canal para acessar esse guia na aba "Direitos da Mulher". Lá a mulher pode solicitar palestras com os mais diversos temas. O Colab é um aplicativo para acesso a diversos serviços municipais que deve ser baixado no celular e está disponível no App Store e Google Play.