Serra lança programa Cidade Empreendedora

O evento acontece na faculdade UCL, em Manguinhos, no dia 13, a partir das 14 horas

Serra lança programa Cidade Empreendedora

Texto: Djeisan Maria - Foto: Everton Nunes/Acervo-PMS

A Serra lança na próxima quarta-feira (13) o programa Cidade Empreendedora. O evento acontecerá na faculdade UCL, em Manguinhos, a partir das 14 horas. No encontro, a Prefeitura da Serra e o SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas assinarão um protocolo de intenções para implantar o programa, que prevê um conjunto de ações institucionais orientadas para potencializar a capacidade do setor público municipal em estimular as atividades produtivas em seu território para alavancar o empreendedorismo e promover a melhoria do ambiente de negócios.

Entre as ações propostas pelo plano de ação do Programa Cidade Empreendedora estão consultorias e capacitações direcionadas para a gestão pública municipal a partir de nove eixos de soluções do SEBRAE-ES, tais como, desburocratização, compras públicas, inclusão produtiva, poder público como indutor da inovação, educação empreendedora, dentre outras.

Mais do que um conjunto de soluções a serem executadas, o plano é uma ferramenta estratégica que traz consigo um conjunto de elementos para tomada de decisão que vão apoiar o executivo municipal na organização de um ambiente de negócios próspero para as micro e pequenas empresas locais.

A secretária de Planejamento Estratégico e Tecnologia da Informação (Seplae), Juliana Costa, explica que o município já conta com boas medidas que fomentam o empreendedorismo, como os processos automatizados de licenciamento, o Centro Integrado de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Ciampe), dentre outras iniciativas.
“Vamos trabalhar no sentido de eliminar gargalos e aumentar a ambiência favorável para o desenvolvimento de bons negócios”, pontua Juliana.

Já a secretária de Desenvolvimento Econômica (Sedec), Lilian Mota, pontuou que “essa iniciativa corrobora com a missão da Sedec e da gestão do Prefeito Sergio Vidigal que é promover e acompanhar a implementação de políticas públicas voltadas ao aquecimento da atividade econômica do município, bem como, viabilizar políticas na área de Ciência e Tecnologia, conforme prevê a lei 2.356/2000”.

O acordo de cooperação terá validade de até quatro anos e será executado sem ônus para o município. Dentre as primeiras ações previstas, haverá consultorias específicas e capacitação sobre liderança a ser ofertada para os servidores das secretarias municipais, iniciando pelo secretariado.