Serra lidera a geração de empregos no Espírito Santo

Números refletem empenho da gestão na implementação de ações que atraem empregos para o município

Serra lidera a geração de empregos no Espírito Santo

Texto: Marcos Sacramento - Foto: Jansen Lube/Acervo-PMS

A Serra lidera o ranking de geração de empregos no Espírito Santo. Desde o início do ano até setembro, o saldo entre admissões e desligamentos foi de 9.048 novos postos de emprego. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho.

O número supera em mais de 41% o saldo do segundo município do ranking, a capital Vitória, que registrou 6.392 novas vagas de emprego no mesmo período. A Serra lidera também no mês de setembro, com saldo de 1.241 contratações, e no acumulado nos últimos 12 meses, com 13.711 novos empregos, número quase 80% superior aos do segundo município da lista, a cidade de Vila Velha, com 7.621 novos postos.

A secretária de Desenvolvimento Econômico da Serra, Lilian Mota, credita a posição do município a uma combinação de fatores. “A Serra conta com diversos polos empresariais e abriga empresas de grande porte nos setores industriais e de logística, que junto a uma cadeia de prestadores de serviços demanda a contratação de força de trabalho”.

De acordo com a secretária, os números refletem também o empenho da gestão do prefeito Sergio Vidigal na implementação de ações que atraiam empregos para o município da Serra.

“A Secretaria de Desenvolvimento Econômico está em diálogo permanente com o empresariado, a fim de atrair novos empreendimentos e oferecer melhores condições ao que estão instalados no município. Além disso, incentivamos a economia solidária e buscamos fortalecer o setor agrícola do município”, explica a secretária Lilian Mota.

Empreendedorismo

Junto às iniciativas para gerar emprego no município, a Prefeitura tem atuado no fomento ao empreendedorismo. Para isso, no dia 13 de outubro foi lançado o programa Serra Cidade Empreendedora, parceria entre o município, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas (Aderes).

Entre as ações previstas no programa estão formação interna, consultorias, diálogos com a sociedade, capacitação de nichos estratégicos e educação empreendedora, entre outras.