Evento vai debater violência contra a pessoa idosa

O principal objetivo do dia é criar uma consciência mundial, social e política, da existência da violência contra a pessoa idosa

Evento vai debater violência contra a pessoa idosa

Texto: Rodrigo Da Costha - Foto: Pixabay

A Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas) realiza no próximo dia 15 de junho, a partir das 9 horas, o webinário com o tema: Dignidade e Respeito à Pessoa Idosa: diga não à violência.

O webinário é organizado pelo Conselho Municipal de Direitos e Defesa da Pessoa Idosa da Serra (COMIDS), e conta com o apoio do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDDIPI), Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), Secretaria Municipal de Educação (Sedu) e Faculdade Doctum.

A transmissão será pelo YouTube no canal Educa Serra, através do link: http://m.youtube.com/watch?v=TOC1vl9Xj.

Abertura: 9 horas

Mauro Natalício - Presidente do Conselho Municipal de Direitos e Defesa da Pessoa Idosa

Tema de abertura: Ação e Proteção à Pessoa Idosa: Caracterização da Violência, Políticas Públicas, Garantia de Direitos e Papel do Conselho.

Maria da Conceição Santana Barbosa – Membro do Conselho Municipal de Direitos e Defesa da Pessoa Idosa da Serra

Marta Nunes do Nascimento – Membros do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDDIPI)

Liliane Pereira Coelho – Membros do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDDIPI)

09h50: Breve contextualização da violência no município da Serra

Tema: A Violência Contra Pessoa Idosa no Município da Serra: dados, fluxos e contextos jurídicos

Mariana Rosa Nascimento e Filipe Caliman Figueiredo - Assessores Jurídicos do CREAS (SEMAS - GPSE)

Sthefanie da Penha Silva e Rafaela Venturine Cancian – Representantes da Secretaria Municipal de Saúde – Vigilância Epidemiológica

10h50: Estratégia de enfrentamento e cuidados relacionados ao contexto de violência à pessoa idosa

Eduardo Silva Miranda – Dr. em psicologia pela Ufes – Coordenador do curso de psicologia – Faculdade Doctum - Serra - ES

11h30 – Debate

12 horas – Encerramento

15 de junho

O Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, acontece no dia 15 de junho, para alertar sobre as violações dos direitos dos idosos. O principal objetivo do dia é criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa. De acordo com o Conselho Nacional dos Direitos do Idoso, nesta data deve-se relacionar à apresentação, ao debate e ao fortalecimento das mais diversas formas de prevenção contra a violência.

Lembrando que para denunciar de forma anônima qualquer tipo de violência contra os idosos o telefone é o 100.