CadÚnico: morador pode voltar a agendar atendimento pelo portal da prefeitura

São 50 vagas por dia e os atendimentos são realizados no Pró-Cidadão

CadÚnico: morador pode voltar a agendar atendimento pelo portal da prefeitura

Texto: Rodrigo Da Costha - Foto: Tom Paparazzy/Secom-PMS

A prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), reabre nesta quarta-feira (02) o agendamento para atendimentos do CadÚnico. Para agendar, basta clicar no link http://agendamento.serra.es.gov.br/, em seguida escolher o serviço Cadastro Único e depois o local Pró Cidadão.

Os atendimentos estão sendo realizados no Pró-Cidadão, que fica na Av. Talma Rodrigues Ribeiro, 5.416, Portal de Jacaraípe, das 8 às 16 horas. Serão 50 vagas por dia até o próximo dia 18 de junho.

A Semas também orienta que os munícipes não deixem de comparecer ao dia agendado para que receba atendimento no Cadastro Único.

É muito importante que o munícipe fique atento ao dia do seu atendimento, pois o CadÚnico possibilita que o cidadão acesse diversos programas e benefícios sociais do Governo Federal que utilizam os dados como base para seleção das famílias. Os Estados e municípios também utilizam os dados do Cadastro Único como base para seus programas sociais.​

“Todos os mecanismos para os agendamentos desses atendimentos foram reformulados para dar mais celeridade e também agilidade nos atendimentos, por isso é muito importante que o munícipe não falte", afirmou a secretária da pasta, Lilian Mota.

Vale lembrar que o munícipe tem a opção de cancelar o agendamento caso não possa comparecer no dia marcado. Para isso, basta consultar no site, utilizando o CPF, CNPJ ou Número do Processo, o tipo de atendimento que foi solicitado, e clicar em cancelar. Esse cancelamento abre vaga para uma nova solicitação de agendamento.

O cidadão também pode usar os telefones para realizar o agendamento:

27 3291-2424

27 3245-0328

27 3245-3386

O cidadão precisa ter em mãos, no dia do atendimento no local, todos os documentos necessários:

Agendamento para Cadastro Único:

- No dia e horário agendados, será realizada entrevista com o responsável familiar (pessoa maior de 16 anos).

-O Cadastro Único é destinado a famílias em situação de vulnerabilidade social e extrema pobreza, possuindo critérios de renda estabelecidos pelo Governo Federal. O critério de renda para inscrição no Cadastro Único é de até meio salário mínimo por membro da família ou de até três salários mínimos de renda bruta familiar.

-Cada família deverá ter uma pessoa maior de 16 anos responsável em comparecer ao atendimento para responder o questionário do cadastro. Esta deverá ser preferencialmente mulher.

-O responsável deve apresentar a seguinte documentação da família:

• Certidão de Nascimento
  • Certidão de Casamento (inclusive com averbações)
  • CPF
  • Carteira de Identidade (RG)
  • Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI)
  • Carteira de Trabalho
  • Título de Eleitor
  • Comprovante de residência (água, luz, telefone, fatura de cartão, declaração de liderança comunitária, saúde)
  • Vale ressaltar que os dados devem estar sempre atualizados.

-O responsável deverá informar qualquer mudança na família, como nascimento de filhos, mudança de casa ou trabalho ou quando alguém deixar de morar na residência.

- Ao término da entrevista será disponibilizado comprovante de inscrição ou atualização no CadÚnico.