Serra realiza primeiro seminário sobre HIV/AIDS

O evento acontece no auditório do Vitória Apart Hospital, a partir das 8h30

Serra realiza primeiro seminário sobre HIV/AIDS

Texto: Amanda Amaral - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

Será realizado nesta sexta-feira (06) o primeiro seminário de HIV/AIDS da Serra, com o tema “Precisamos Falar Sobre Isso”. O evento acontece no auditório do Vitória Apart Hospital, a partir das 8h30.

O objetivo é reunir os médicos e enfermeiros do município para ampliar o conhecimento e trocar ideias. A organização é do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Prefeitura da Serra e do Comitê Municipal de Investigação de Transmissão Vertical da Serra.

Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA)

No Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) são disponibilizados testes de HIV e toda triagem de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).

Quem quiser fazer o exame deve ir direto ao CTA, munido de documentação com foto, ou pode procurar uma Unidade de Saúde.

O atendimento é sigiloso e a equipe oferece a quem realiza o teste a possibilidade de ser acompanhado por profissionais de saúde que orientarão sobre o resultado final do exame, independentemente dele ser positivo ou negativo.

Ao procurar o CTA, o usuário tem direito a passar por uma sessão de aconselhamento, que é uma ação de prevenção com objetivos de oferecer apoio emocional ao usuário, esclarecer suas informações e dúvidas sobre DST e HIV/Aids.

Programação do seminário

Dia: Sexta-feira (06)

Local: Auditório do Vitória Apart Hospital

08 horas – Recepção

08h30 – Mesa de Abertura com representantes da Coordenação Estadual de DST/AIDS; representante da Secretaria Municipal de Saúde; e a representante do Movimento Social de PVHA e conselheira local de Saúde, Rosalina Santana.

09 horas – Palestra “O CTA/SAE da Serra”, com informações sobre o que é, como funciona, dados sociodemográficos, fluxos e prevenção combinada. Com o gerente Interino do CTA, o psicólogo Ângelo Eduardo C. Dias.

10 horas – Debate.

10h30 – Coffee Break.

11 horas – “O Atendimento de Enfermagem a Gestante HIV+ -, Um relato de Experiência”, com a enfermeira do CTA, Ramila Alves dos Santos.

11h40 – Debate.

12 horas – Almoço.

14:00h – “Populações Prioritárias – Estratégias de Intervenção”, representante da Coordenação Estadual de DST/AIDS e a presidenta da Associação, Déborah Sabará .

15 horas – Debate.

15h30 - Coffee Break.

16 horas– “Viver com HIV e Participação do Movimento Social”, com o Conselheiro Estadual de Saúde e representante da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV (RPN+), Sidney Parreiras; e o representante da RPN Jovem, Daniel Sathler; e a representante da Cidadãs PositHIVas, Fabhyanna de Carvalho.

17 horas – Debate.

17h30 – Encerramento.